Geral

Audiência aponta possível desvio de finalidade no plano de ocupação da prefeitura de Caxias do Sul para a Maesa

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa promoveu audiência pública para debater a proposta de Parceria Público-Privada e o plano de ocupação do antigo prédio da Metalúrgica Abramo Eberle SA (Maesa) em Caxias do Sul. O deputado Pepe Vargas (PT) foi o proponente do encontro. A audiência foi conduzida pela presidente do Colegiado, deputada Sofia Cavedon (PT).

Em 2014, o então Governador Tarso Genro sancionou o projeto de doação do antigo prédio da Metalúrgica Abramo Eberle, o complexo Maesa, Fábrica 2, para o município de Caxias do Sul. A doação prevê que o complexo, de aproximadamente 53 mil metros quadrados, se destine a uso público com finalidade cultural, de instalação de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos.

Em fevereiro deste ano, o Conselho Gestor das PPPs da cidade serrana decidiu pelo modelo de Concessão Patrocinada para a ocupação da Maesa, um formato intermediário, onde o poder público e o setor privado compartilham os riscos. A concessão patrocinada, prevê repassar a administração de todo o complexo para a iniciativa privada, em um período de 30 anos, reservando ao município o direito de uso de parte do espaço. A proposta de concessão foi elaborada com base nos estudos apresentados dentro do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).

O deputado Pepe Vargas afirmou que no projeto apresentado pela prefeitura caxiense desconsidera a ideia anterior de uso do imóvel para espaços culturais e o uso de parcerias ao envolver atividades de natureza econômica que pudesse dar sustentação ao projeto. “No atual projeto, somente cerca de 22% da área vai ficar destinada ao poder público e apenas algo em torno de 4% a 5% ficaram destinadas a área cultural, o que tem gerado muita polêmica”, contou. O deputado e ex-prefeito de Caxias do Sul questionou se a proposta não se desvia da finalidade da doação, exposta na própria lei estadual.

Também o ex-governador Tarso Genro, em sua manifestação, disse que a escolha adotada pela prefeitura pode ter um desvio de finalidade. “A doação foi feita para uma utilização social e valorização da região, outra utilização poderá gerar insegurança jurídica para os investidores”, salientou.

A deputada Sofia Cavedon sugeriu a constituição de um fundo com recursos gerados na concessão, que viabilizasse economicamente a preservação material e imaterial do prédio. A deputada garantiu que este modelo foi exitoso na parceria entre a prefeitura e os permissionários do Mercado Público da capital gaúcha, nas administrações do PT em Porto Alegre.

O secretário de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha e a secretária da Cultura Cristina Calcagnotto, defenderam o projeto da prefeitura que, segundo Matheus, cogita viabilizar a manutenção da autenticidade e preservação do patrimônio histórico do prédio.

Também se manifestaram o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho; o presidente da Associação dos Amigos da Maesa, Paulo Sausen; a deputada federal, Denise Pessôa (PT/RS); o ex-vice-prefeito Elói Frizzo; a ex-deputada Marisa Formolo; as vereadoras Rose Frigeri (PT) e Estela Balardin (PT); os vereadores Lucas Diel (PDT), Lucas Caregnato (PT); o ex-vice-prefeito, Ricardo Fabris; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Sul, Rafael Passos; a representante do sindicato dos servidores de Caxias do Sul, Cláudia Calonni; a ex trabalhadora da Maesa, Ereni Melo e o arquiteto e urbanista Maurício Rossini.

Encaminhamentos

Após o debate, o deputado Pepe Vargas apresentou os encaminhamentos da audiência: uma audiência com o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico para tratar do assunto. Pepe ainda propôs a elaboração de um pedido de informações ao Governo do Estado sobre a ampla destinação do imóvel para fins não constantes na lei de doação e sobre o amparo legal para a desafetação do imóvel.

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Vazamento de água há mais de 15 dias revolta moradores em Bento Gonçalves

População cobra agilidade da Corsan para resolver desperdício na rua Angelo Antonio Rizzi

11 minutos ago

Horóscopo para sábado, 3 de maio: Lua em Câncer vem com avanços emocionais e reencontros inesperados

Horóscopo para sábado: veja o que o dia 3 de maio reserva para o amor,…

57 minutos ago

Festa das Capelinhas celebra fé e tradição italiana em Pinto Bandeira neste domingo (4)

Evento terá missa, encontro de catequese e almoço festivo, além de marcar a última edição…

1 hora ago

Por que alguns gatos gostam de acordar os donos de madrugada

Descubra por que gatos acordam os donos de madrugada e veja dicas práticas para evitar…

2 horas ago

Por que seu cachorro mastiga grama e quando isso deve preocupar

Entenda por que seu cachorro mastiga grama e saiba quando esse comportamento pode indicar problemas…

2 horas ago

RS é o 3º estado que mais gerou empregos no país em 2025

Estado abriu 66,4 mil vagas com carteira assinada no 1º trimestre, mesmo após impactos das…

2 horas ago

This website uses cookies.