Geral

Através de denúncia, BM constata 23.800 m² de destruição de vegetação, em Esmeralda

Através de uma denúncia anônima, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar constatou destruição de vegetação nativa. Nesta quarta-feira (05), os policias flagraram intervenção em área de preservação permanente, em Esmeralda. 

De acordo com informações, com o uso do drone, os policiais realizaram o mapeamento da área e constataram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica. Também, a policia flagrou a existência de valos em vários pontos da propriedade, medindo um total de 1.165,70 metros.

A destruição da vegetação nativa atingiu uma área de 23.800 metros quadrados, em estágio inicial de regeneração, sendo parte dessa intervenção atingindo APP. Na mesma propriedade, através de uma denúncia anônima, o Batalhão Ambiental constatou a conversão de 52.700 metros quadrados de campo nativo em lavoura.

O proprietário da terra não tinha licença ou autorização do órgão ambiental competente para tais intervenções. Com isso, diante dos fatos, a BM confeccionou um Boletim de Ocorrência Policial. O proprietário responderá pelos crimes ambientais.

 

Fonte:  Comunicação Social 3º BABM

Foto: 3º BABM | Vacaria

Saiba um pouco mais sobre o Batalhão Ambiental, que também atende ocorrências através de denúncia

Em 22 de Janeiro de 1998, o Estado criou o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) extinguindo o Esquadrão conforme Decreto Lei número 38.107/98. A missão era realizar o policiamento ambiental em Porto Alegre e região metropolitana, preparando o caminho para incorporar as PATRAMs no interior do Estado. Isso ocorreu em 2001 quando o Batalhão Ambiental da Brigada Militar foi reorganizado, atuando em 7 companhias ambientais e agregando todas as PATRAMs.

Em 2000, a BM criou a coordenação técnica das PATRAMs em todo o Estado do Rio Grande do Sul pelo Batalhão de Polícia Ambiental através da portaria nº 085/2000. Com a nova reformulação, em 12 de maio de 2005 foi criado o Comando Ambiental da Brigada Militar em três Batalhões Ambientais: 1º BABM em Xangri-lá, 2º BABM Santa Maria e 3° BABM Passo Fundo, os três batalhões foram divididos em companhias, pelotões e grupos de Polícia Ambiental que atuam em todos os municípios gaúchos. Atualmente a sede do 1° BABM encontra-se em Porto Alegre.

Lucas Brito

Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-graduação em Educação e Cultura (UERGS) e Jornalismo Cultural (UERJ)

Recent Posts

Perseguição termina em acidente e prisão de foragido em Caxias do Sul

O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…

9 minutos ago

Incêndio de grandes proporções destrói restaurante no Centro de Gramado

As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…

58 minutos ago

REFIS 2025: Arroio do Sal oferece parcelamento de dívidas em até 144 vezes com descontos especiais

Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…

2 horas ago

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

3 horas ago

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

3 horas ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

3 horas ago

This website uses cookies.