Foi aprovado em plenário, durante a sessão desta quinta-feira (10), o projeto de lei nº 82/2019, que reconhece o Talian como manifestação da cultura de Caxias do Sul. Autora do projeto, vereadora Gladis Frizzo/MDB afirmou que a matéria tem como objetivo coroar toda a história do italiano. Na ótica da emedebista, quem não reconhece sua história, não reconhece sua identidade.
Durante a segunda discussão, nesta quinta-feira (10/10), Gladis e o vereador Velocino Uez/PDT, que costuma falar em Talian no seu dia a dia, utilizaram essa língua para pedir aos colegas vereadores a aprovação da proposta. A estratégia deu certo, pois a acolhida foi unânime.
De acordo com o projeto, o Talian merece tal reconhecimento porque ajudou a escrever a história de progresso e desenvolvimento do Brasil. Além disso, está ligado às origens da formação étnica do Rio Grande do Sul.
A matéria seguirá, agora, para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra. Em 2017, o então presidente da Câmara, Felipe Gremelmaier (MDB), decretou o Talian como a segunda língua oficial de Caxias do Sul.
O atendimento vai acontecer à medida que os expedientes forem encaminhados ao MPRS
Coentro parou de crescer? Veja 3 causas comuns e aprenda como estimular o crescimento do…
O condenado recebeu pena de 12 anos de reclusão e fugiu em março deste ano
O número representa de 15 a 20% dos exames realizados no serviço
A Justiça determinou pena de 24 anos e 4 meses de reclusão. Desde março deste…
Prisões preventivas foram realizadas nesta terça-feira (6); crime do dia 7 de abril teria ligação…
This website uses cookies.