A expectativa de uma retomada no crescimento com alta do Produto Interno Bruto (PIB) de dois por cento em 2018 assim como a melhora no desempenho na indústria, que é de quase três por cento, trazem outro indicativo, as vagas de emprego voltarão a aparecer e nesta hora tem vantagem quem estiver preparado.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves há muito tempo já acredita que só com qualificação o trabalhador terá chances de crescimento na carreira e no salário. Para tanto o centro profissionalizante, Cepromec-BG, foi criado há oito anos. “Mesmo com algumas adaptações que precisaremos fazer em nosso plano de ações, em razão das mudanças que a Reforma Trabalhista provocou nos sindicatos, o compromisso do Stimmme-BG com a educação é prioritário. Estamos empenhados em manter a escola atuante, aberta aos profissionais e colaborando com o desafio de prepará-los para o mercado. Somos nacionalmente reconhecidos pelo trabalho de excelência em formação que o Centro realiza e, certamente, não mediremos esforços para que essa valiosa contribuição tenha continuidade”, adianta o presidente Elvio De Lima, que comanda a entidade mantenedora do Cepromec.
Com as incertezas de um cenário turbulento nos aspectos político e econômico – cujo impacto foi visivelmente percebido na queda de produção de muitas indústrias, redução do quadro de colaboradores e outras medidas de retenção – a busca por cursos de capacitação caiu, pela primeira vez. Em 2017, o Cepromec formou 193 alunos, contra os 251 que passaram pelas salas de aula em 2016. O número de turmas também teve redução de 20%. “Tivemos um começo de ano muito difícil, mas no segundo semestre já conseguimos perceber a melhora, o que nos motiva a acreditar em uma retomada para o próximo ano. O Cepromec tem um papel importante não só na preparação do profissional, mas no auxílio a sua colocação no mercado. Vários alunos que passaram pela escola conquistaram um emprego por intermédio do Centro, o que é muito gratificante para todos”, conta o coordenador Denis Braum.
Desde sua fundação, em 2010, o Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento Gonçalves já preparou mais de 2 mil alunos. Em um pavilhão de 350 m², o Cepromec tem laboratórios de informática, de autoelétrica, de usinagem e de solda, além de salas para aulas teóricas, recepção e administração. Ali são oferecidos diversos cursos para que o aluno possa escolher a área com a qual mais se identifica. Entre as opções estão AutoCAD 2D e 3D, Autoelétrica, Comandos Elétricos e Motores, Eletricidade Industrial e Predial, LID, Metrologia, Operador e Programador de Torno CNC, Solda MIG, Solda TIG e Torneiro Fresador.
Quem opta pelos cursos de qualificação do CEPROMEC-BG tem a garantia de uma formação com ênfase em situações que aproximam ao máximo o aluno da realidade fabril. Ou seja, o profissional sai efetivamente preparado para aquilo que irá encontrar no seu dia a dia nas indústrias. Além de qualificar, o Centro cuida para que o trabalhador possa aplicar seus conhecimentos na prática, favorecendo o encaminhamento ao mercado com indicações para empregos.
Interessados em conhecer mais sobre os cursos oferecidos podem visitar a escola a partir de janeiro, quando as atividades serão retomadas, na Rua Ângelo Marcon, nº 320, no bairro São Roque. Mais informações pelo telefone (54) 3452 0610 ou pelo site www.stimmme.com.br.
Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé
Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…
Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…
Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…
É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…
A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades
This website uses cookies.