Geral

Após nove anos, Horti Serra Gaúcha terá sete hectares de evento em Caxias do Sul

Após um hiato de nove anos fora do calendário de Caxias do Sul, será realizada a retomada do Horti Serra Gaúcha, em 2024. Na última edição, em 2015, a programação que conjuga uma série de atividades em torno do cultivo de frutas e hortaliças, inovação, tecnologia e gestão no campo atraiu mais de 10 mil pessoas em apenas três dias.

Na retomada, o grande encontro setorial promovido pelo maior polo de produção hortifrutigranjeira do Rio Grande do Sul terá uma amplitude sem precedentes até agora. O evento ocupará um inédito perímetro de sete hectares, no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Vitivinicultura (Cevitis), a antiga Fepagro, em Fazenda Souza. A novidade foi apresentada ao público nesta sexta-feira (10), durante a Festa das Colheitas.

O prefeito Adiló Didomenico ressaltou que tanto o evento quanto o espaço terão papel importante para o desenvolvimento não só de Caxias.

“Temos que pensar global. Toda a região será beneficiada e poderá se desenvolver e qualificar. Não podemos pensar mais só nas quatro linhas do município, quando nos desenvolvemos como região, nos projetamos muito mais”.

O Comitê Organizador do evento é composto por Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), Emater-RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Sindicato Rural de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo à frente a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).

“Entre os principais objetivos deste grande esforço de retomada do Horti Serra Gaúcha estão a difusão de novas tecnologias, a tecnificação das propriedades rurais, a qualificação dos produtores e o desenvolvimento sustentável da agricultura”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto.

O gestor aponta a localização, com proximidade de acesso asfáltico e área relativamente grande e homogênea, com um dos maiores trunfos para a realização do encontro no próximo ano. A data ainda não foi revelada, mas a expectativa é de que situe-se próxima – ou quem sabe, até, simultânea – à Festa da Uva.

O evento contou com diversas autoridades, como representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, o deputado estadual Carlos Búrigo, o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Dambros, secretários e vereadores, além de integrantes do setor. Técnicos da SMAPA fizeram a apresentação do projeto.

Eduardo Garcia

Recent Posts

Acidente na Rota do Sol deixa um ferido e trânsito lento em Caxias do Sul

Colisão no quilômetro 78 da ERS-122, envolveu um Ford Fiesta que acabou ficando prensado entre…

44 minutos ago

Museu da FEB em Caxias do Sul é fechado temporariamente após tentativa de roubo

A medida foi adotada em decorrência da tentativa de roubo ocorrida no último domingo (27)…

50 minutos ago

Três homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Caxias do Sul

As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…

1 hora ago

Caxias define programação de viagem para enfrentar o Figueirense

Última atividade com portões abertos acontece nesta quarta-feira (30)

2 horas ago

Juventude marca jogo-treino diante do Glória para observar reservas

Equipe de Fábio Matias já voltou aos treinos após derrota para o Internacional

2 horas ago

Grêmio enfrenta o CSA pela Copa do Brasil com mudança na lateral direita

João Pedro deve retomar espaço no time titular de Mano Menezes

2 horas ago

This website uses cookies.