Foto: Fábio Carnesella/Grupo RSCOM
Reportagem: Fábio Carnesella e Luca Roth
Após confusão gerada por usuário, a unidade básica de saúde (UBS) Vila Ipê, em Caxias do Sul, precisou ser aberta na manhã desta sexta-feira (15) com vigilância da Guarda Municipal (GM) e auxílio do Conselho Municipal de Saúde.
Segundo boletim de ocorrência, registrado pela Brigada Militar (BM) como dano e ameaça, por volta das 19h15 desta quinta-feira (14) uma enfermeira relatou que um homem, 61 anos, havia entrado em desordem durante atendimento. Ele teria ameaçado um dos médicos e, na sequência, danificado o veículo do funcionário da unidade. Quando a BM chegou, o homem não estava mais no local.
O conselheiro municipal da saúde Claiton Garcia da Cruz confirmou que a UBS só foi aberta na manhã de hoje devido à chegada da Guarda Municipal, que permaneceu momentaneamente no local por volta das 7h30min. Os atendimentos estão normalizados, até o momento.
Conforme Cruz, o usuário é acusado de causar outro tumulto na unidade no ano passado, ocasião em que um médico acabou pedindo desligamento.
“Ele foi atendido, mas achou que a conduta do médico estava errada. Apenas foi uma colocação do médico a respeito de uma receita, que ele (usuário) passava por patologias. Nesse momento, esse cidadão sai, começa a ameaçar o médico, os atendentes e, em seguida, pega uma pedra e joga no carro do médico. Mais ainda, invade a UBS para quebrar o restante”, relata o conselheiro sobre o incidente de ontem à noite.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a Secretaria da Saúde (SMS) irá se reunir com líderes comunitários locais para tratar do assunto. Em nota, a pasta se solidarizou aos servidores municipais e afirmou que solicitou à Secretaria de Segurança uma intensificação das rondas da Guarda Municipal em todas as UBSs.
Ainda de acordo com a SMS, o homem será processado civil e criminalmente, além de ter de pagar os danos causados.
“A Secretaria Municipal da Saúde acompanha de perto os dois casos lamentavelmente ocorridos no Centro Especializado em Saúde e na UBS Vila Ipê. Se solidariza e apoia os servidores municipais atacados no exercício de suas funções. Diante dos fatos, a SMS solicitou à Secretaria da Segurança a intensificação das rondas da Guarda Municipal em todas as UBS e irá realizar uma reunião com as lideranças comunitárias sobre estes acontecimentos. Importante destacar que autores dos fatos serão processados cívil e criminalmente (dano ao patrimônio público, pena de 6 meses a três anos e multa, desacato a servidor público, pena de 6 meses a 2 anos) e deverão pagar os danos causados”.
Aprenda como espantar formigas com manjericão e outras plantas, sem venenos. Veja dicas naturais, eficazes…
Tricolor terá jogo decisivo na próxima rodada, recebendo o Godoy Cruz na Arena
Aprenda a fazer um repelente natural caseiro potente, econômico e seguro contra mosquitos, incluindo o…
A distribuição considerou estoques remanescentes ainda existentes nos municípios e casos da doença
Cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil
O evento será sediado no empreendimento Quinta São Luiz, nos dias 30 e 31 de…
This website uses cookies.