Geral

Após aprovação no Legislativo, estudos para loteria municipal em Caxias do Sul devem iniciar em 2023

Foi aprovado na última semana em sessão da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o Projeto de Lei (PL) que institui a criação da loteria municipal. O texto é de autoria do próprio Poder Executivo da cidade, e se faz valer de uma autorização do Superior Tribunal Federal (STF), que instituiu a não exclusividade do Governo Federal em executar tais jogos.

O projeto, encaminhado em 27 de outubro pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB), passou por unanimidade entre os parlamentares caxienses. Conforme o secretario municipal de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista da Silva, o objetivo é arrecadar mais recursos à seguridade social, o que engloba a previdência, saúde, educação, assistência social, esporte, lazer e cultura.

“A ideia é que a gente inicie a estruturação e venha a criar produtos lotéricos, muito parecido com o que o Governo Federal oferece hoje, mas de forma que não se estabeleça uma competição com as loterias mais consagradas”, destacou o titular da pasta. “Identificar qual é o público de Caxias do Sul que apostaria, e partir dessa receita gerada com as apostas, e já pagos todos os prêmios e as despesas, o que sobrar desse processo será destinado as áreas [seguridade social]”, complementou.

Na fase de criação da modalidade, a administração pública caxiense também desenvolverá o modelo de gestão das loterias municipais. A parceria público privada (PPP) é um dos formados estudados e que poderá ser escolhido para a atuação. A expectativa é de que os primeiros projetos já sejam desenhados em janeiro de 2023, para que até 2024 seja lançado o edital.

“Com a decisão do STF, temos vários grupos se organizando para fomentar este mercado, que possuí diversas oportunidades. Inclusive, o que nossa lei regra é o alinhamento com a Lei Governo Federal, todos os que estão previsto a gente pode estabelecer aqui. Dessa forma, ter mais uma fonte de recurso para as áreas essenciais do município”, destacou Batista sobre a possibilidade de optar por um parceiro privado para alinhar a gestão do projeto.

A fiscalização das loterias municipais de Caxias do Sul ficará a cargo da Secretaria Municipal de Gestão e Finanças. Agora a Lei passará por sanção do prefeito Adiló Didomenico nos próximos dias.

Marcos Cardoso

Recent Posts

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

4 minutos ago

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

9 minutos ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

11 minutos ago

Seleção Brasileira pode trocar azul por vermelho na camisa reserva, diz site especializado

CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…

24 minutos ago

Começa fase final da obra aguardada há 40 anos no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul

Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…

44 minutos ago

Após 11 dias de fuga, foragido do Presídio de Caxias do Sul é preso

Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…

59 minutos ago

This website uses cookies.