Geral

Após 56 anos, plenário da Assembleia Legislativa do RS passará por reformas

Palco de intensas manifestações e, em alguns momentos, acirradas e combativas, como recentemente na votação da PEC do Hino o plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa deverá entrar em obras em breve. O pontapé se dará nesta terça-feira (18), com a realização da licitação. A expectativa é de que as melhorias comecem ainda durante o recesso parlamentar, que iniciou nesta segunda-feira. Porém, pela dimensão, no avançar das obras, as sessões plenárias serão transferidas para o Memorial do Legislativo, que fica quase ao lado, na Duque de Caxias.

“Tem um significado muito grande essa obra, por ser um espaço que abriga há décadas as ações parlamentares. Ao mesmo tempo, voltamos para a antiga Casa”, comentou o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB).

Essa será a primeira grande intervenção no plenário desde a sua inauguração, há 56 anos, junto com o prédio do Palácio Farroupilha. O valor deverá ficar em torno de R$ 4 milhões. As mudanças buscam, entre outras coisas, atender as exigências de acessibilidade, mas também do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI).

A primeira etapa, que envolve os espaços da galeria, onde fica o público que acompanha as sessões. Uma das melhorias é o aumento da capacidade, que passará de 300 para 350 lugares, com uma fileira extra. A questão de acessibilidade também será melhorada com espaços, por exemplo, para cadeirantes ou pessoas acompanhadas com cão-guia. A troca dos assentos ocorre ainda pelo desgaste do tempo. Também está previsto o conserto e a substituição da estrutura do teto (formada por balões de iluminação e decoração), assim como a troca do piso das galerias, por material vinílico e com melhor acústica. O prazo estimado para as obras é de 45 dias.

A segunda fase da intervenção abrangerá o plenário, com a substituição do carpete. Serão instaladas ainda placas, facilitando a manutenção da eventual troca de peças individualmente. A intervenção abrangerá todo o plenário, que tem quase 900 m2. Apesar das substituições, a expectativa é de que seja mantida a atual caracterização do ambiente.

Memorial do Legislativo voltará a receber votações

Enquanto as obras seguirem no plenário, as sessões passarão ser realizadas no atual Memorial do Legislativo, sendo a sede anterior da Assembleia. Para tal, serão realizadas algumas adequações, uma vez que o espaço é menor.

Inclusive, no mês passado o local chegou a ser utilizado para a reunião líderes, no dia da votação do projeto do IPE Saúde e na qual as entradas da Assembleia foram bloqueadas.

Fonte: Correio do Povo

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Fecouva de Flores da Cunha confirma edição histórica em 2026

Festa Colonial da Uva e do Moranguinho já movimenta equipes junto à comunidade do distrito…

25 minutos ago

Réu é condenado a 26 anos de prisão por matar personal trainer em Montenegro

A pena ocorre em regime inicialmente fechado e foi determinada a imediata execução da condenação…

55 minutos ago

Duas pessoas são presas e adolescente é apreendido durante operações policiais em Bom Jesus

Ações contra o tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo aconteceram nos…

1 hora ago

Moradora denuncia falta de água desde quarta-feira (23) no Loteamento Cembranel, em Bento Gonçalves

Corsan aponta intervenções e falta de energia como causas e prevê normalização ainda ao longo…

2 horas ago

Dois estabelecimentos são interditados em ação contra perturbação do sossego em Caxias do Sul

Ações de fiscalização ocorreram em diversos pontos da cidade, com dois estabelecimentos interditados no bairro…

2 horas ago

Polícia investiga sumiço de cachorro comunitário em carro da prefeitura de Vacaria

Negão, como é chamado, era mantido por moradores da rua Libório Rodrigues, no Centro; ele…

2 horas ago

This website uses cookies.