Geral

Aplicativo do Governo Federal promete rápido bloqueio de celulares roubados

Nesta terça-feira (19), o governo federal anunciou o lançamento do aplicativo “Celular Seguro”, uma iniciativa que visa proporcionar aos cidadãos brasileiros uma forma eficaz de bloquear imediatamente linhas telefônicas e dispositivos móveis em casos de roubo e furto. A medida tem o objetivo de reduzir as perdas financeiras e transtornos causados por crimes dessa natureza.

Para utilizar o aplicativo, os usuários devem cadastrar seus dados em uma página na internet, a ser divulgada pelo governo federal. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, destacou a facilidade de acionar o sistema por meio de um computador. “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou em uma postagem nas redes sociais.

A implementação da nova plataforma resulta de uma colaboração entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, enfatizou que os celulares roubados se tornarão “um pedaço de metal inútil” após o bloqueio.

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou Cappelli.

O ministro Pimenta destacou a importância da medida como uma forma de aliviar a dor de cabeça causada por furtos e roubos de dispositivos móveis. “Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, completou.

O aplicativo Celular Seguro promete oferecer uma resposta rápida e eficiente diante de situações de emergência, contribuindo para a segurança dos cidadãos e a redução da criminalidade relacionada a telefones móveis. A população brasileira aguarda com expectativa essa iniciativa que visa proteger seus bens e informações pessoais.

Luiza Fim

Curiosa pelo mundo e apaixonada em comunicar. Vieses e cotidianos caxienses.

Recent Posts

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

4 horas ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

4 horas ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

4 horas ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

4 horas ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

5 horas ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

5 horas ago

This website uses cookies.