Geral

Apenas três cidades do RS seguem sem comunicação no RS depois de força-tarefa

A força-tarefa do Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras reduziu para três cidades no estado sem serviços de telecomunicações. São elas: Ivorá, Tabaí e Tunas. De acordo com dados da agência, há 344 cidades no estado com funcionamento pleno dos sistemas de telecomunicações.

“Com uma grande força-tarefa, estamos melhorando a situação da telefonia e da internet no Rio Grande do Sul. Hoje temos apenas três cidades sem cobertura. Já o número de municípios com as três grandes operadoras funcionando subiu de 271 para 344”, disse Juscelino.
A Anatel criou um painel de dados que permite ao público monitorar a situação operacional das redes móveis no estado, que está disponível neste link: Link. Além do balanço estadual, a informação é detalhada por percentual de falta de sinal das redes móveis afetadas pelas enchentes (afetação) por município. O painel é atualizado diariamente às 21h.

Com a abertura de roaming entre as prestadoras, o qual é o serviço que permite ao cidadão se manter conectado com rede de outra prestadora quando a sua prestadora original sai do ar, os impactos sobre os serviços de telecomunicações foram minimizados. Com isso, os usuários podem utilizar ao menos uma operadora nos 150 municípios gaúchos com serviços de telecomunicações afetados parcialmente.

Além disso, as operadoras vão manter o sinal dos clientes inadimplentes no Rio Grande do Sul. Isso permite que os usuários da região utilizem a rede, mesmo que tenham plano pré-pago e estejam sem créditos.

Ações

O Ministério das Comunicações disponibilizou 53 antenas de emergência da Telebras para atender prefeituras — para viabilizar a retomada de serviços públicos para a população — Defesa Civil, equipes de resgate, centros de Comando de Crise, hospitais de campanha e abrigos com internet de banda larga nas regiões atingidas pelas enchentes. Além disso, a empresa estatal cogita instalar 390 antenas de pontos fixos de internet via satélite, em locais onde há energia elétrica.

Os Correios estão recebendo em toda a sua rede de agências donativos destinados às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Com a ampliação, mais de 10 mil unidades em todo país passam a receber a doação de itens como água (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet. Já foram arrecadadas mais de 1,5 mil toneladas de doações desde segunda (6).

*Fonte: Correio do Povo

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Monte Belo do Sul cria Liga Municipal de Bochas para fortalecer esporte tradicional

Entidade deve ser oficializada em breve, com objetivo de organizar campeonatos e incentivar a prática…

3 minutos ago

Confira o funcionamento dos serviços em Caxias do Sul no Dia do Trabalhador

Data tem alteração das atividades de alguns serviços essenciais no Município; não haverá coleta de…

5 minutos ago

Motociclista fica ferido em acidente no ‘Trevo da Santa’, em Farroupilha

Homem de 67 anos conduzia uma Honda 250R. Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital…

38 minutos ago

Família morre em colisão entre carro e caminhão na BR-386, em Soledade

Casal, irmão e idosa de 84 anos seguiam viagem quando bateram de frente com caminhão;…

2 horas ago

Horóscopo para Quinta-Feira, 1 de maio: Mercúrio em Áries segue acelerando a comunicação

A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…

3 horas ago

Duplicação da ERS-122 e novo viaduto vão transformar acesso norte de Caxias do Sul, projeta vice-prefeito

Edson Néspolo pode se inteirar das obras que irão ocorrer no trajeto da RS-122 do…

3 horas ago

This website uses cookies.