(Foto: Lilian Donadelli)
Com o objetivo de trazer para o debate as condições reais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla no Brasil, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) promove a partir deste sábado (22), até o dia 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de todo o Brasil desenvolverão atividades para conscientizar e levar à comunidade a refletirem sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, mediante a luz da brasileira de inclusão. Em Garibaldi, não será diferente. A instituição, que completou no dia 15 de janeiro meio século de atividades no município, reforça por meio de sua história de superação e determinação, a importância de transformar conhecimento em ação, como já diz o tema da Semana Especial deste ano.
Conforme a presidente da APAE de Garibaldi, Vera Lisete Chesini Rossi, a inclusão social é um dos principais objetivos da entidade, que é reconhecida e respeitada em todo o país.
“A inclusão social é um dos principais objetivos da APAE. Todos os profissionais que integram a equipe, trabalham pra que isso ocorra em todos os âmbitos da sociedade, seja na família, na escola ou no trabalho. Em Garibaldi, neste ano, completamos 50 anos de história e a nossa semana especial fará alusão a essas cinco décadas de muito amor e dedicação”, explica Vera.
Ao falar do engajamento da família, para que haja de fato inclusão, Vera não se expressa apenas como presidente da instituição, mas também como mãe de uma criança que desde cedo encontrou na APAE a sua segunda casa. Com Síndrome de Down, a sua filha, Diana Chesini Rossi, que inclusive foi candidata a soberana da Fenachamp, conquistando a faixa de miss simpatia da edição 2021 do concurso, ainda é artesã e conquista cada vez mais autonomia. Conforme Vera, estas conquistas se dão também graças aos trabalhos de estímulo e valorização desenvolvidos desde os três meses de vida na associação Apaeana.
Em Garibaldi, a programação da Semana Especial inicia com uma celebração eucarística já neste sábado (21), na Igreja Matriz São Pedro, às 17h. Por conta da pandemia, neste ano as atividades serão de forma on-line entre os dias 23 e 27, com lives artísticas, de espiritualidade, e terapia assistida por cães e de arte circense. Entre outras ações, também está programada interações dos alunos com veículos de comunicação da cidade. E, desta forma, conforme ressalta a autodefensora Ilana Canova, que estará na tribuna da Câmara de Vereadores na sessão se segunda-feira (23), representando seus colegas e toda a entidade, a luta é por um mundo melhor para todos. Confira:
Com apelo por união, empatia e políticas públicas efetivas, grupo busca combater abandono e maus-tratos…
Entidade deve ser oficializada em breve, com objetivo de organizar campeonatos e incentivar a prática…
Data tem alteração das atividades de alguns serviços essenciais no Município; não haverá coleta de…
Homem de 67 anos conduzia uma Honda 250R. Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital…
Casal, irmão e idosa de 84 anos seguiam viagem quando bateram de frente com caminhão;…
A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…
This website uses cookies.