Geral

Aos 19 anos, Maria Eduarda Stumpf é convocada para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Aos 19 anos, Maria Eduarda Stumpf, residente em Caxias do Sul, foi convocada para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O anúncio oficial foi realizado nesta terça-feira (25) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Em live no YouTube, foram convocados 122 atletas com deficiência de 10 modalidades.

O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou hoje sua estreia no parataekwondo, categoria em que se destacou. Nascida em Itaqui, Rio Grande do Sul, Maria Eduarda encontrou sua paixão pelo taekwondo em 2016 e desde então tem acumulado conquistas, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago em 2023.

Atualmente, ela treina na Associação Caxiense de Taekwondo e ocupa a terceira colocação no ranking mundial da categoria K44, reservada para atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve ou diferença de tamanho nos membros inferiores. No caso de Maria Eduarda, a deficiência se desenvolveu no parto, em razão de uma lesão no plexo-braquial, conjunto de nervos que faz a comunicação entre os braços e o cérebro, causando limitações nos movimentos dos braços.

Ainda não caiu a ficha, mas é uma emoção muito grande poder representar o meu país e a minha cidade num evento tão grande e simbólico. É difícil explicar o que estou sentindo, mas com certeza é um dos momentos mais importantes da minha vida”, destacou.

Além de Maria, a seleção brasileira de parataekwondo será composta por outros cinco nomes: Nathan Torquato (63kg), Claro Lopes de Oliveira (80kg), Silvana Fernandes (57kg), Ana Carolina Moura (65kg) e Débora Menezes (65kg). Em Tóquio 2020, o Brasil conquistou três medalhas na modalidade com o ouro para Nathan, uma prata para Débora e um bronze de Silvana.

Nos dias 11 e 18 de julho, serão anunciados os nomes de atletas de mais 10 modalidades. Na última edição dos Jogos, em Tóquio 2020, a delegação brasileira foi composta por 235 esportistas. O recorde de participantes brasileiros foi nos Jogos do Rio 2016, quando o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas em todas as 22 modalidades.

Luiza Fim

Curiosa pelo mundo e apaixonada em comunicar. Vieses e cotidianos caxienses.

Recent Posts

Moradores do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha, solicitam policiamento fixo nas escolas

Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…

5 minutos ago

Estelionatário com mais de 90 passagens pela polícia é preso em Caxias do Sul

Homem, de 50 anos, possui uma pena de oito anos e dez meses de reclusão…

40 minutos ago

Mesmo com atuação fraca, Inter marca no final e vence o Maracanã-CE pela Copa do Brasil

Colorado errou pênalti e teve dois gols anulados pelo VAR, mas garantiu a vitória com…

45 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (29)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (29), quatro loterias

2 horas ago

Hospital Geral de Caxias do Sul recebe R$ 2 milhões para ampliação do serviço de cardiologia

A verba, destinada por indicação de Denise Pessôa (PT), atende a área de alta demanda…

3 horas ago

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

3 horas ago

This website uses cookies.