Ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 4, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Seminário “Eleições 2022: Diálogos Eleitorais” promovido pela Associação Gaúcha de Rádio e Televisão (Agert) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS). O evento esclareceu os principais pontos da legislação eleitoral que afetam o rádio e a televisão. Também foram repassados por funcionários especializados da Justiça Eleitoral informações sobre a segurança da urna eletrônica, e o projeto de combate a fake news, inclusive com a criação de um portal específico para informações do eleitor, identificado como fato ou boato.
O evento sobre o processo eleitoral é organizado nos últimos 20 anos pela Agert, e neste ano terá mais quatro edições. A entidade também mantém um canal aberto para esclarecimento de dúvidas, através da diretoria jurídica, além de organizar nos próximas semanas encontros virtuais para encaminhar o processo técnico da veiculação do horário eleitoral, que vai ocorrer no primeiro turno de 26 de agosto a 29 de outubro.
O seminário contou com a presença do presidente do TRE/RS, desembargador Francisco José Moesch. Que falou sobre a democracia e a importância dos veículos de comunicação na orientação ao eleitor. Ele também destacou que a urna eletrônica surgiu no cenário eleitoral durante um encontro da justiça eleitoral em Caxias do Sul em 1996.
” A imprensa é um pilar da democracia. Lembrando que temos espaços para todas as representações, seja de direita, esquerda ou centro, isso faz parte da democracia, e a decisão do povo é soberana. A implantação da urna eletrônica ocorreu para acabar com as fraudes, e após 26 anos de utilização, não temos nenhuma comprovação de adulteração, sendo que, este processo foram eleitos políticos e representações de todos os segmentos” destaca o desembargador Francisco José Moesch.
Também participaram do encontro o presidente da Associação Gaúcha de Rádio e Televisão (Agert), Roberto Cervo (Melão), a vice-presidente jurídica, Débora Dalcin Rodrigues, o juiz João Pedro Cavalli Junior, o promotor público de Caxias do Sul, Adrio Gelatti, além de representantes de entidades como Câmara de Vereadores, e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O público foi incentivado a doar 1 kg de alimento não perecível; foram arrecadados uma…
A proposta de Joel Correa (MDB) sugere que o limite atual, de um dia útil,…
Suspeito foi localizado após vítima dar entrada no hospital com ferimentos graves; na casa dele,…
Dela sairá a fumaça branca que sinalizará a eleição do novo pontífice; conclave começa no…
Com os suspeitos foram apreendidos uma espingarda calibre .38 com duas munições, uma faca, porções…
Os dois jogadores são observados pela comissão médica tricolor
This website uses cookies.