Presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglioni (C), coordenou entrega do documento | Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM
Os diretórios municipais de 21 partidos políticos receberam, na noite desta quarta-feira (10), a ‘Agenda Eleições 2024’, documento que elenca propostas para o desenvolvimento de Caxias do Sul em curto, médio e longo prazos. O encontro reuniu pré-candidatos, presidentes e representantes das siglas e lideranças municipais na Câmara de Vereadores.
O MobiCaxias (Mobilização por Caxias do Sul), que envolve 50 instituições e mais de 200 pessoas, dos mais diferentes segmentos econômicos e sociais, foi responsável pela elaboração do documento, de 92 páginas, em conjunto com a União das Associações de Bairros (UAB).
“Identificamos a Caxias que queremos para os próximos 20 anos”, definiu, na abertura dos trabalhos, o presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione.
Dentre as pautas, classificadas como prioritárias, constam:
A partir da entrega, os partidos têm um período para avaliação das sugestões e solicitações. No dia 7 de agosto, após as convenções de homologação das candidaturas, que ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto, ocorrerá um novo encontro, no qual os candidatos à prefeitura, então definidos, serão convidados a assinarem um termo de compromisso com os tópicos sugeridos pelo MobiCaxias.
“A agenda 2020-2024 é uma continuidade para não perdermos o foco nem o alinhamento. É um plano estratégico para a nossa cidade, totalmente referenciado nas ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas)”, explicou o presidente da entidade.
Entre as siglas presentes, estiveram PP, Solidariedade, PCdoB, MDB, União Brasil, Republicanos, PRD, REDE, Podemos, Novo, Cidadania, DC, PT, PSB, PSOL, PRTB, PL, PSD, PSDB, PV e PDT.
Acesse a Agenda Eleições 2024 do MobiCaxias completa clicando aqui.
Ainda durante a reunião, o chefe do cartório eleitoral caxiense, Edson Borowski, abordou as principais normas da legislação eleitoral para o pleito desse ano. Uma das maiores preocupações da Justiça Eleitoral se refere ao uso de tecnologias de Inteligência Artificial para reforçar a produção e disseminação de informações falsas, as fake news.
“Desinformação é uma informação manipulada, descontextualizada. Os candidatos e candidatas têm o dever de cuidado com o que estão publicando”, alertou.
Borowski pontuou as medidas de contenção, como a agilidade de ordem de retirada de conteúdos falsos das redes sociais e as penalidades previstas.
Entre as demais novidades estão a redução no número de candidaturas ao legislativo – no caso de Caxias do Sul de 33 para 24 (100% das vagas + 1). A cidade conta com 347 mil eleitores cadastrados para o pleito deste ano, marcado para 6 de outubro.
O público foi incentivado a doar 1 kg de alimento não perecível; foram arrecadados uma…
A proposta de Joel Correa (MDB) sugere que o limite atual, de um dia útil,…
Suspeito foi localizado após vítima dar entrada no hospital com ferimentos graves; na casa dele,…
Dela sairá a fumaça branca que sinalizará a eleição do novo pontífice; conclave começa no…
Com os suspeitos foram apreendidos uma espingarda calibre .38 com duas munições, uma faca, porções…
Os dois jogadores são observados pela comissão médica tricolor
This website uses cookies.