“Caráter é simplesmente um hábito longamente mantido”, disse Plutarco, um filósofo grego que viveu entre 42dC e 120dC. Será?
Podemos definir um hábito como uma maneira usual de ser, de fazer, de sentir; é o costume, a regra, o modo. Traduz-se por uma maneira permanente ou frequente de alguém se comportar ou mesmo uma mania de ser. Ok, Plutarco. Concordo em parte contigo. Porém, se estivéssemos, assim, frente à frente, eu te questionaria: – “Tu achas mesmo, Plutarco, que caráter é só isso?”
É que posso tranquilamente concordar que o caráter da pessoa vai se moldando ao longo da vida, pela educação, pela disciplina e pelo hábito, mas não creio que ele seja só isso. Vamos examinar essa questão na minha perspectiva.
Imaginemos que eu tenha o hábito longamente mantido de ter caráter; de agir, recorrentemente, segundo o certo e o justo, respeitando valores, ajustes, princípios éticos e regras de convivência. Então, se tenho esse hábito, sou pessoa de caráter.
Vamos, contudo, admitir que, não obstante o hábito, lá, vez que outra, eu trapaceie, sou desonesta, incorro em ato criminoso; que já furtei, enganei e matei algumas vezes, mas não tenho o hábito de fazê-lo. Nisso, incorro esporadicamente; só muito de vez em quando. Nessa hipótese, sou pessoa de caráter? Tenho caráter mais ou menos ou caráter em parte?
É verdade que pessoas justas praticam atos injustos sem que, necessariamente, tenham o hábito de fazê-lo. Isso não as torna injustas, pois são humanas. Humanos são suscetíveis a erros. Porém, não creio que o caráter possa ser aferido só pelo hábito.
Em boa medida, penso que ele é também um dado (e não só uma construção). Acho que parte expressiva dele está no DNA e se relaciona com a (in)diferença com a com uma pessoa se pauta ou não em relação a outros seres (humanos ou não) na natureza. É nesse ambiente social e ético que o caráter de alguém se revela. Afinal, que sentido haveria de ter o caráter se não fosse para surtir efeito nesse ambiente ético e social?
E você, o que pensa? O que é ser uma pessoa de caráter? Responda você mesmo, conforme o seu pensamento, mas, já vou assegurando: a resposta não é simples e, também, não exista uma única assertiva correta. Apenas no dicionário.
Do Vale dos Vinhedos aos pés da Cordilheira dos Andes, grupo lança novos rótulos e…
Homem usava tornozeleira eletrônica e criava perfis falsos para extorquir vítimas; polícia apreendeu celulares, chips…
Segundo o promotor Gustavo Ritter, os guardas usaram força exagerada ao abordar o jovem, que…
Chamas consumiram materiais acumulados das enchentes na Linha Alcântara; origem do fogo ainda é desconhecida
Condutor morreu no local após o caminhão que dirigia sair da pista e capotar na…
A proposta do relator é estabelecer o número de 531 deputados a partir de 2026. A…
This website uses cookies.