Geral

Afinal, sou pessoa de caráter?

“Caráter é simplesmente um hábito longamente mantido”, disse Plutarco, um filósofo grego que viveu entre 42dC e 120dC. Será?

Podemos definir um hábito como uma maneira usual de ser, de fazer, de sentir; é o costume, a regra, o modo. Traduz-se por uma maneira permanente ou frequente de alguém se comportar ou mesmo uma mania de ser. Ok, Plutarco. Concordo em parte contigo. Porém, se estivéssemos, assim, frente à frente, eu te questionaria: – “Tu achas mesmo, Plutarco, que caráter é só isso?”

É que posso tranquilamente concordar que o caráter da pessoa vai se moldando ao longo da vida, pela educação, pela disciplina e pelo hábito, mas não creio que ele seja só isso. Vamos examinar essa questão na minha perspectiva.

Imaginemos que eu tenha o hábito longamente mantido de ter caráter; de agir, recorrentemente, segundo o certo e o justo, respeitando valores, ajustes, princípios éticos e regras de convivência. Então, se tenho esse hábito, sou pessoa de caráter.

Vamos, contudo, admitir que, não obstante o hábito, lá, vez que outra, eu trapaceie, sou desonesta, incorro em ato criminoso; que já furtei, enganei e matei algumas vezes, mas não tenho o hábito de fazê-lo. Nisso, incorro esporadicamente; só muito de vez em quando. Nessa hipótese, sou pessoa de caráter? Tenho caráter mais ou menos ou caráter em parte?

É verdade que pessoas justas praticam atos injustos sem que, necessariamente, tenham o hábito de fazê-lo. Isso não as torna injustas, pois são humanas. Humanos são suscetíveis a erros. Porém, não creio que o caráter possa ser aferido só pelo hábito.

Em boa medida, penso que ele é também um dado (e não só uma construção). Acho que parte expressiva dele está no DNA e se relaciona com a (in)diferença com a com uma pessoa se pauta ou não em relação a outros seres (humanos ou não) na natureza. É nesse ambiente social e ético que o caráter de alguém se revela. Afinal, que sentido haveria de ter o caráter se não fosse para surtir efeito nesse ambiente ético e social?

E você, o que pensa? O que é ser uma pessoa de caráter? Responda você mesmo, conforme o seu pensamento, mas, já vou assegurando: a resposta não é simples e, também, não exista uma única assertiva correta. Apenas no dicionário.

Silvia Regina Becker Pinto

Advogada e Professora. (espaço de coluna cedido à opinião do autor)

Recent Posts

Miolo recebe convidados para apresentar novos vinhos e seu quinto terroir

Do Vale dos Vinhedos aos pés da Cordilheira dos Andes, grupo lança novos rótulos e…

23 minutos ago

Suspeito de aplicar golpes em empresários de Garibaldi e Bento Gonçalves é preso em Goiás

Homem usava tornozeleira eletrônica e criava perfis falsos para extorquir vítimas; polícia apreendeu celulares, chips…

30 minutos ago

Guardas Municipais são denunciados por torturar motociclista durante abordagem em Vacaria

Segundo o promotor Gustavo Ritter, os guardas usaram força exagerada ao abordar o jovem, que…

1 hora ago

Incêndio de grandes proporções atinge ponte ferroviária desativada em Bento Gonçalves

Chamas consumiram materiais acumulados das enchentes na Linha Alcântara; origem do fogo ainda é desconhecida

3 horas ago

Motorista de Caxias do Sul morre em capotamento de caminhão na ERS-126, em Ibiraiaras

Condutor morreu no local após o caminhão que dirigia sair da pista e capotar na…

3 horas ago

Câmara aprova projeto que aumenta número de deputados

A proposta do relator é estabelecer o número de 531 deputados a partir de 2026. A…

4 horas ago

This website uses cookies.