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Afinal de contas, vale a pena abastecer com etanol em vez de gasolina?

A resposta é simples: depende. Parece piada, mas não é, e logo teremos a resposta. Com os recentes aumentos dos custos dos combustíveis no Brasil, agora por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, e também por uma política de preços da Petrobras, condutores procuram alternativas para tentar economizar. Quem sabe dividir uma carona, utilizar dia sim, dia não, o transporte coletivo, ou, quem sabe, abastecer com etanol?

Desde o surgimento e da popularização dos carros flex, em meados dos anos 2000, a regra aceita e mais clara para decidir entre álcool ou gasolina é a dos 70%. De maneira geral, o consumo dos automóveis é maior com etanol, por isso que, para decidir com qual combustível abastecer o carro, é necessário fazer cálculos sobre os valores aplicados nos postos. E isso também pode variar de carro para carro.

Mas, vamos lá. O cálculo para saber se vale a pena é simples: Valor do litro da gasolina vezes 0,7. Exemplo: 6,999 x 0,7 = 4,899. Assim, se o valor do etanol estiver, no máximo a R$ 4,899 o litro na bomba, vale a pena abastecer com ele. Se estiver maior, não vale.

Se optar por calcular na porcentagem, a matemática é essa: valor do litro do etanol multiplicado por 100 e dividido pelo valor da gasolina. Exemplo: Se em um posto de combustíveis o etanol custa, ao litro, R$ 6,099 e a gasolina comum R$ 6,999 a conta é: 6,099 x 100 / 6,999 = (neste caso, o resultado é 87,1 %). Ou seja, na simulação, o valor do etanol corresponde a 87,1% da gasolina, ficando muito acima dos 70% indicados: não vale a pena abastecer com álcool.

Em um posto de combustíveis de Caxias do Sul, pesquisado pelo Portal Leouve, os valores dos combustíveis na bomba nesta quinta-feira (17) estão: etanol = R$ 6,398 e gasolina comum = R$ 6,898. Pelos cálculos, a porcentagem do valor do etanol sobre a gasolina é de 92,7%. Não vale a pena abastecer com etanol. Neste caso, para valer a pena abastecer com o etanol, o valor dele deveria ser, no máximo, R$ 4,828. (6,898 x 0,7 = 4,828).

Porém, com a modernização dos motores, essa regra dos 70% pode não representar a realidade para todos os automóveis no mercado. Quando o carro apresenta um bom rendimento com etanol, pode valer a pena abastecer com ele mesmo que o preço esteja na casa dos 75%, mas não acima disso. Por isso, é importante sempre calcular a quilometragem que seu carro faz com gasolina e etanol.

Aumento na venda
De acordo com a Unica (Associação Brasileira da Indústria da Cana-de-Açúcar), que representa as usinas e unidades de produção, as vendas do etanol hidratado, que vai da bomba diretamente para o tanque do veículo, subiram 26,20% em fevereiro, em comparação com janeiro deste ano.

Uma das explicações de donos de postos é a preferência dos produtores para a venda ao exterior, em vez de abastecer o mercado interno. Acredita-se que possa ocorrer uma oferta maior do combustível ao longo do ano, diminuindo o valor cobrado na ponta, ao consumidor. Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro foram de demanda muito fraca, o que fez com que os estoques se tornassem significativos para os meses de março e abril. Se houver a maior produção de cana-de-açúcar, como se espera, essa quantidade maior de cana será direcionada para a produção de etanol. Atualmente, o mix – volume de cana que vai para a produção de etanol e de açúcar – está em 55% para o etanol e 45% para o açúcar.

Há relatos, inclusive, que distribuidores que atuam no Rio Grande do Sul já avaliam a desistência da venda de etanol, por nestes últimos meses e com base em informações futuras, não valer a pena. Ainda, deixa estações de postos praticamente paradas, sem rentabilidade. Vale aguardar os próximos capítulos.

Maicon Rech

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