Bancada Feminina do Legislativo caxiense compõe a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) | Foto: Câmara Caxias/divulgação
Nesta semana, inicia a programação do Agosto Lilás promovida pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Estão previstas, ao longo do mês, palestras, debates, rodas de conversa e o lançamento de um projeto inovador, com o intuito de discutir a representatividade feminina na sociedade e conscientizar sobre o fim da violência contra a mulher. Os encontros são abertos à comunidade.
Na quinta-feira (3), a palestra “Mulheres na Política”, ministrada por Priscilla Maria Santana, Secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul, abre o Agosto Lilás. O evento vai ocorrer na sede do Legislativo (Rua Alfredo Chaves, 1333, bairro Exposição), a partir das 19h, e terá como objetivo debater a importância da participação feminina na esfera pública.
No dia 7 de agosto será realizado um debate na Câmara, às 19h, com a presença de Marisa Formolo, ex-deputada estadual, autora do livro “Por que somos poucas? A discussão abordará questões relacionadas à representatividade feminina na política e os obstáculos enfrentados pelas mulheres no exercício de cargos públicos.
Uma atividade de distribuição de material informativo sobre a Lei Maria da Penha está agendada para o dia 17 de agosto, às 9h, no Centro Especializado de Saúde (CES). Essa iniciativa visa conscientizar a população sobre os direitos das mulheres e fornecer informações importantes sobre a legislação vigente para combater à violência doméstica.
Já no dia 24 de agosto, às 19h, haverá uma roda de conversa na livraria Do Arco da Velha, com a participação de Geneviève Faé. O encontro será baseado no livro “Ponha-se no seu lugar” e abordará o papel das mulheres na cultura, destacando a importância de promover a igualdade de gênero e eliminar estereótipos prejudiciais.
O encerramento do Agosto Lilás 2023 será no dia 28 de agosto, às 14h, na Câmara de Vereadores, com o lançamento do projeto “Maria nas Escolas”. Essa iniciativa visa conscientizar e educar jovens estudantes sobre a igualdade de gênero, os direitos das mulheres e a importância de construir relacionamentos saudáveis, livres de violência.
As ações contam com apoio da Coordenadoria da Mulher de Caxias do Sul, do Conselho Municipal de Direitos da Mulher e da Escola do Legislativo. Instituído em 2019, por meio da lei n° 8.488, de autoria da vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), o Agosto Lilás busca promover iniciativas que coíbam a violência e incentivem a igualdade de gênero.
Titular da PEM neste ano, Tatiane afirma que o Agosto Lilás evidencia o compromisso do combate a violência contra a mulher e a conscientização de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Ao promover eventos e ações que estimulem a conscientização e o diálogo, a comunidade se une para enfrentar esse problema que assola o Brasil e que demanda mobilização de todos os setores da sociedade”, observa.
Integram a procuradoria todas as parlamentares da Bancada Feminina da Câmara Municipal: Estela Balardin (PT), Gladis Frizzo (MDB), Marisol Santos (PSDB), Roselaine Frigeri (PT) e Tatiane Frizzo (PSDB).
O Agosto Lilás é um movimento de conscientização sobre a violência contra a mulher. Ocorrem atividades em diversas cidades do Brasil, buscando combater a violência de gênero e promover a igualdade. O mês de agosto foi escolhido como uma referência à Lei Maria da Penha, importante marco legal na proteção dos direitos das mulheres. O movimento visa estimular o debate, a conscientização e ações que promovam o fim da violência contra a mulher em todas as esferas da sociedade.
03.08.2023 | quinta-feira | 19h | Na Câmara Municipal
Palestra de abertura do Agosto Lilás com o tema “Mulheres na Política”, com a presença da secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul, Priscila Maria Santana.
07.08.2023 | segunda-feira | 19h | Na Câmara Municipal
Debate realizado na Câmara de Vereadores, com a presença de Marisa Formolo, ex-deputada estadual, ex-vice-prefeita e autora do livro “Por que somos poucas?”.
17.08.2023 | quinta-feira | 9h
Atividade de distribuição de material informativo sobre a Lei Maria da Penha no Centro Especializado de Saúde (CES).
24.08.2023 | quinta-feira | 19h
Roda de conversa na livraria Do Arco da Velha, com a participação de Geneviève Faé.
28.08.2023 | segunda-feira | 14h | Na Câmara Municipal
Encerramento do Agosto Lilás 2023, na Câmara de Vereadores, com o lançamento do projeto “Maria nas Escolas”.
]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…
Quem nunca deixou um pedaço de bolo sobre a mesa por alguns minutos e, ao…
Ela tem folhas finas como fitas de cetim e flores delicadas que dançam ao vento.…
Ela é resistente, nutritiva, cheia de história e está voltando com tudo para hortas urbanas.…
Eles estão ali todos os dias, secando louça, limpando respingos, cobrindo massas e auxiliando na…
A dracena é o tipo de planta que parece sempre elegante, mesmo sem esforço. Com…
This website uses cookies.