A Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa realizou na última semana a 1º edição do evento “Força e Sabedoria – Na Vitrine e nos Bastidores”. Na ocasião, três mulheres convidadas e mais a presidente da entidade, Marisa Kaspary Zanatta, conversaram com todos os presentes. A pauta da noite foi a força das mulheres que, muitas vezes, atuam nos bastidores para garantir o sucesso da família e dos negócios.
Na primeira edição do projeto, foram convidadas ao palco Clarissa Vieira Flores, Margarida Rogéria Hahn da Silva e Eunice Tramontina. Ao longo do evento, elas abordaram diversos temas e experiências que tiveram ao longo dos anos. A equipe de reportagem do Portal Leouve esteve no local e conversou com as painelistas, e, também, com a presidente da ACI.
“Esse projeto nasceu da força e história. Quando um dos nossos maiores empresários disse que quando morreria, no máximo, ele ganharia uma placa com nome de rua. Então, ali deu um insight de que a gente deveria fazer algo para valorizar, em vida, a história dos nossos empreendedores, passar o know-how deles para mais gerações.” revelou.
Conforme Marisa, o evento ocorreu com três mulheres de destaque na cidade de Carlos Barbosa e sua sabedoria adquirida ao longo dos anos de cuidados com a família e os negócios. A razão partiu do projeto passado, onde grandes empresários falaram sobre seu sucesso, mencionaram suas companheiras de maneira tão breve que era necessário mais. Por isso, na quinta-feira (07), os presentes foram até o Centro Educacional Ivo Tramontina para, nas palavras da presidente, saber
“qual é a sabedoria? Qual a força que movia e move elas?”.
A equipe de reportagem conversou com as painelistas. Cissa Flores, que é proprietária de um estúdio de dança que leva seu nome. Ela abordou a força das mulheres que trabalham nos bastidores, mas, também, como é seu caso, fora deles, a frente de um negócio de sucesso.
Eunice Tramontina, por outro lado, destacou o pilar familiar. Para ela, que se define como uma pessoa
simples, a “família é tudo”, um papel fundamental é cuidar dos filhos e ensina-los para que sejam boas pessoas e sigam os valores apresentados em casa. Dentro da empresa, ela trabalhou até 2019 e criou a Associação dos Funcionários.
A painelista Margarida Rogéria Hahn da Silva foi professora na rede municipal e estadual, atuando em diversas instituições de Carlos Barbosa. No Força e Sabedoria – Na Vitrine e nos Bastidores, ela destacou a importância de cada pessoa “ser o que ela realmente é”.