Geral

Aberta a Semana da Pátria em Caxias do Sul

Na manhã desta sexta-feira (1º), a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), realizou a cerimônia de abertura oficial da Semana da Pátria de 2023, na Praça Dante Alighieri. A solenidade que reuniu a comunidade, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, foi marcada pelo hasteamento das bandeiras, executado pela fanfarra do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3ºGAAAe), e acendimento da pira, símbolo da Semana da Pátria.

A Bandeira Nacional foi hasteada pelo prefeito Adiló Didomenico; a do Estado, pelo vereador e líder de governo, Lucas Diel; e a do Município, pela diretora do Fórum de Caxias do Sul, juíza Joseline Mirele Pinson de Vargas. Autoridades como o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Caxias do Sul, Marcos Tronca, e o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, também prestigiaram o evento. A Semana da Pátria 2023 tem como tema municipal “Somos Todos Pátria: Um Resgate ao Legado de Ruy Barbosa”.

O fogo simbólico que fez o acendimento da Pira da Pátria, veio de Porto Alegre, conduzido pela Liga de Defesa Nacional e ficando sob os cuidados do Grupo Escoteiro Moacara, desde o dia 24 de agosto. A 86ª Corrida do Fogo Simbólico foi conduzida por representantes do 3º GAAAe, 5º Comando Regional de Bombeiros, 12º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM), Colégio Militar Tiradentes da Brigada Militar, Grupo Escoteiro Moacara, Grupo de Escoteiros Comunitário Eldorado Caxias, Grupo de Escoteiros Tradicional Dragões da Guarda, Clube de Aventureiros da IASD e de servidores atletas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), à Praça Dante Alighieri.

O acendimento da pira, realizado em homenagem ao sr. Alvino Melquides Brugalli, falecido em 12 de setembro de 2015, aos 84 anos, militar da Reserva do Exército, presidente da Liga de Defesa Nacional na cidade, historiador militar da Guarnição do Exército e autor de diversos livros foi representado por seus filhos, Marli, Vânia e Ivan Brugalli.

Em seu pronunciamento, o prefeito Adiló Didomenico, destacou a importância da Semana da Pátria. “Independentemente de qualquer ideologia, nós precisamos, neste momento, estar cultuando o amor, o respeito e a dedicação à nação brasileira”, argumentou.

Patriotismo também no interior

As manifestações patrióticas se estenderam também pelo interior do município. No distrito de Fazenda Souza, por exemplo, com apoio da subprefeitura local, as atividades contaram com a participação dos estudantes das escolas estadual Avelino Boff e municipal Padre João Schiavo (foto).

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Legendárias

Pra quem tem que andar pela vida todos os dias na pele de uma mulher,…

20 minutos ago

Vinho e espumante viram símbolos oficiais do RS e reforçam identidade cultural do Estado

No Palácio Piratini, governador Eduardo Leite sanciona lei que reconhece a relevância histórica, econômica e…

27 minutos ago

Farroupilha registra 124 casos de violência doméstica em três meses

Ao todo, 97 medidas protetivas acabaram sendo deferidas pelo Poder Judiciário

57 minutos ago

Justiça condena empresa terceirizada por manter 210 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves

Fênix Serviços e seus proprietários devem pagar R$ 3 milhões em indenização; valor total em…

2 horas ago

Caxias do Sul: concurso à Corte da Festa Nacional da Uva 2026 tem 12 candidatas inscritas

O concurso será realizado no dia 23 de agosto; confira o nome das candidatas e…

2 horas ago

Acidentes deixam três pessoas feridas na Rota do Sol, em Caxias do Sul

A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…

2 horas ago

This website uses cookies.