(Foto: Laura Piola)
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul vai ter que realizar uma parada programada no abastecimento de água nas regiões atendidas pelo Sistema Marrecas. A interrupção é necessária para finalizar a implantação da nova adutora localizada no Km 158 da RS-453 (Rota do Sol), em Vila Seca. O serviço começará na madrugada desta segunda-feira (10) e tem previsão de conclusão na quarta-feira (12), com a retomada gradual do fornecimento de água prevista para quinta-feira (13).
Segundo o engenheiro da Superintendência de Planejamento e Obras do Samae, Leonério de Castilhos, mais de 80% da obra já está concluída. “A primeira parte foi a implantação de 560 metros de rede junto à área de domínio do Daer. Nas últimas semanas, realizamos duas travessias necessárias, além do aterramento, colocação, assentamento e concretagem das tubulações,” explicou Castilhos. A parada programada é crucial para a interligação da nova adutora com a antiga, além da desativação da tubulação antiga, permitindo que o Daer execute a estabilização do talude na área.
O corpo técnico do Samae estará trabalhando intensamente para concluir a obra o mais rapidamente possível e minimizar o tempo de falta d’água nos bairros afetados. Para ajudar durante a parada, o Samae organizará a logística com três caminhões-pipa, que abastecerão os reservatórios de Ana Rech, Capivari e Serrano, além de atender UBS’s e instituições de ensino nas regiões afetadas.
O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, pediu que a população faça uso consciente de água a partir deste final de semana, evitando consumo excessivo. “Iremos trabalhar para finalizar a obra o mais breve possível, mas não é uma tarefa fácil, requer muita atenção e medidas cautelosas para garantir o abastecimento de água no futuro,” reforçou Meletti.
O Sistema Marrecas atende aproximadamente 27% da cidade. A nova adutora possui uma extensão de 27 quilômetros e uma capacidade de armazenamento de 15 mil metros cúbicos de água no Centro de Reservação Jardim das Hortênsias (CRJH).
Bairros que serão afetados pela parada programada:
Quem tem jardim ou gramado bem cuidado sabe o quanto é frustrante encontrar buracos espalhados…
Ver uma coruja durante o dia, especialmente pousada no telhado de casa, costuma despertar surpresa…
Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…
Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…
Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…
Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…
This website uses cookies.