Fotos: Mateus Resemini / Grupo RSCOM
A Associação Ativista Ecológica de Bento Gonçalves (AAECO) flagrou na manhã da última quinta-feira (19), um desmatamento ilegal em uma Área de Preservação Permanente (APP). A APP está localizada em um loteamento em São Valentim, interior de Bento Gonçalves.
Após denúncias de crimes ambientais no interior do município, a AAECO, juntamente com a equipe de reportagem do Portal Leouve, deslocou até a localidade para averiguação. No local, foi constatada a destruição da mata, que fica situada em uma Área de Preservação Permanente (APP), bem como invasão da área.
Conforme definição da Lei n. 12.651/2012, Área de Preservação Permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
Segundo Gilnei Rigotto, ativista da AAECO, o proprietário ”cometeu crime ambiental, com intervenção e desmatamento em área de preservação permanente. No local, também podemos notar danos ao patrimônio público. Haviam placas de APP com a lei específica, ou seja, ele destruiu as placas de lei e tirou o alambrado. A gente pôde ver que faz muito tempo que essa pessoa anda devastando gradativamente e cada vez mais perto da nascente de água”, ressaltou.
A denúncia do crime ambiental já foi realizada. Em relação ao ano passado, tivemos diversos casos de destruição de área de vegetação e uma delas, foi registrado o maior desmatamento de Bento Gonçalves. Três dos casos estão em processo de julgamento pelo crime contra o meio ambiente.
[su_youtube_advanced url=”https://youtu.be/6wrlSBjGJsM”]
Candidatos podem se inscrever a parti desta segunda-feira (05)
Em caso de chuva os trabalhos serão suspensos e iniciados com dia favorável
Confira o horóscopo de segunda-feira com foco em decisões práticas, produtividade e relações sólidas para…
O acidente ocorreu neste sábado (03) a noite no km 12 da rodovia
Desde 2023 o investimento supera R$ 120 milhões
Além da substância, foram encontrados dois celulares e recolhido o veículo
This website uses cookies.