Geral

A trajetória do Ceilândia na Série D, adversário do Caxias nas oitavas de final

Após eliminar a Inter de Limeira na segunda fase da Série D, o Caxias está nas oitavas de final e enfrentará o Ceilândia. A equipe do Distrito Federal teve a melhor campanha no Grupo 7 e passou pelo Vitória do Espírito Santo no primeiro mata-mata da competição. O confronto de ida será no Estádio Centenário no domingo (13) às 16h.

O Gato Preto, como é conhecido, manda seus jogos no Estádio Abadião, onde tem cinco vitórias e três empates em oito jogos no campeonato. Os principais destaques da equipe são os atacantes Gabriel Barcos, que tem esse apelido pela semelhança física com o argentino Hernán Barcos, ex-Grêmio, e Romarinho Lima, artilheiro da equipe com sete gols na Série D.

Estádio Abadião é uma fortaleza para a equipe (Foto: Mateus Dutra/Ceilândia/Divulgação)
Gabriel Barcos é um dos destaques da equipe (Foto: Mateus Dutra/Ceilândia/Divulgação)

A equipe do Distrito Federal terminou a primeira fase invicta. Foram sete vitórias e sete empates em 14 partidas. Com 28 gols marcados e apenas oito sofridos. Após o jogo contra a Inter de Limeira, o técnico Gerson Gusmão falou sobre o Ceilândia.

“É uma equipe que estava invicta até semana passada, jogou a primeira [da segunda fase] fora de casa e foi melhor que o Vitória mesmo com a derrota, e em casa fez valer o fator. Mas é um outro adversário, outras características, com qualidades. O primeiro jogo é em casa [Estádio Centenário], temos que montar a estratégia para conseguir vencê-los aqui e a partir disso buscar o resultado que nos traga a classificação. No futebol a cada semana é uma página nova, e você tem que escrever ela muito bem para ter sucesso”.

Já na segunda fase, o time comandado por Adelson de Almeida reverteu o placar de 1 a 0 conquistado pelo Vitória no Espírito Santo, e conseguiu a classificação ao golear a equipe capixaba por 3 a 0 dentro de casa. Por ter melhor campanha na tabela geral do que o grená, o Ceilândia tem o direito de fazer o segundo e decisivo jogo das oitavas de final em casa.

Breve história do Ceilândia

Fundado em 1963 ainda com o nome de Dom Bosco, o Ceilândia Esporte Clube só se profissionalizou no ano de 1979. Bicampeão estadual (2010 e 2012), o time também tem um troféu da Taça Mané Garrincha (2012). No ano passado, foi vise campeão estadual, perdendo a final para o Brasiliense. Em 2023, acabou ficando em sexto na fase inicial, não avançando às semifinais. Na atual temporada, também disputou a Copa do Brasil, mas foi eliminado pelo Santos ainda na primeira fase.

Em campeonatos brasileiros, o maior feito do Ceilândia foi disputar a Série B no ano de 1989, quando ficou em 31º. Ainda assim, jogou de 2004 a 2007 a Série C, com o sétimo lugar sendo sua melhor posição em 2005. E, está em sua sétima temporada na Série D, em que o 10º lugar de 2016 foi o máximo que a equipe do DF alcançou.

Marcos Cardoso

Recent Posts

Como agir se um tatu for cavar no seu gramado

Quem tem jardim ou gramado bem cuidado sabe o quanto é frustrante encontrar buracos espalhados…

4 horas ago

O que significa ver uma coruja durante o dia no telhado de casa

Ver uma coruja durante o dia, especialmente pousada no telhado de casa, costuma despertar surpresa…

4 horas ago

Como tirar cheiro de alho da tábua de madeira com 1 ingrediente simples

Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…

4 horas ago

4 erros que atrapalham o florescimento da maranta-riscada e como resolver

Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…

4 horas ago

Yucca amarelando? Descubra 4 causas e como salvar sua planta escultural

Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…

4 horas ago

Bento Gonçalves será palco da estreia da Tiramisù World Cup Brasil 2025

Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…

4 horas ago

This website uses cookies.