Geral

88% dos caxienses preferem visualizar o produto nas lojas físicas

Levantamento virtual feito com consumidores pelo Departamento de Pesquisa do Sindilojas Caxias traçou o perfil de compra da região.

Com análise de dados da professora e economista Lodonha Coimbra Soares e levantamento estatístico da professora Adriana Speggiorin, a sondagem trouxe dados interessantes que podem auxiliar os comerciantes para as decisões sobre estratégias de Marketing e investimentos tanto para as lojas físicas quanto virtuais.

Um dos dados que mais chamou a atenção é que 88,3% dos consumidores, independentemente do gênero, prefere comprar na loja física para a visualização do produto. A economista aponta como motivação para a realização da compra física, além da visualização do produto também a credibilidade (61,7%) e prazo de entrega (16,5%), respectivamente.

Mais de 60% das pessoas consultadas afirma que comprou em loja física nos últimos três meses, enquanto 35,1% consumiram em plataformas virtuais. Apenas 1,2% consumiram em ambas. Cento e cinquenta e oito pessoas das 248 entrevistadas, preferem a loja física para aquisição de produtos e/ou serviços (63,7%). Já a motivação para a compra pelo e-commerce, vem tanto da facilidade da pesquisa de preços (66,15) quanto da praticidade (62,1%).

Para o final de ano, as compras de calçados e vestuário estão liderando a preferência entre homens e mulheres (76,6%). Se a expectativa dos comerciantes era de que os clientes antecipem as compras de Natal na Black Friday, essa pesquisa revela que a tendência é outra. Afinal, 71% dizem que não pretendem antecipar as compras de Natal motivados pelas promoções, ou seja, 176 pessoas do total de 248, mas entre os 29% que pretendem antecipar as compras 64,1% escolheram adquirir calçados e vestuários.

Para a coordenadora do Departamento de Pesquisa, Lizete Zamboni, este levantamento comprova a importância de inovar nas ferramentas de Comunicação porque o perfil do consumidor muda muito rápido: “Precisamos desafiar nossos conceitos pré-estabelecidos e acolher a nova realidade de que quem está consumindo pela internet são os jovens. A amostra demonstra a importância da capacidade de compra das pessoas acima dos 50 anos e também revela que os jovens gostam sim de consumir em loja física para ter o contato com o produto”, destaca.

Amostragem

A amostra coletada virtualmente conta com 88% de pessoas de Caxias do Sul, 4,8% de São Marcos e o restante dos municípios vizinhos à região territorial de Caxias, sendo que 41% está com 50 anos ou mais, enquanto quase 30% se enquadra entre 40 a 49 anos. Enquanto 71,8% são mulheres, apenas 28,2% são do sexo masculino. Quando questionados sobre a renda, 43,5% estão acima dos R$5 mil mensais. Entre as redes sociais mais utilizadas estão WhatsApp (83,1%), seguidos pelo Instagram (77,8%) e Facebook (51,2%).

O levantamento realizado pelo Departamento de Pesquisa foi realizado de 13 a 27 de setembro de 2021 e conta com margem de erro de 6,2%.

Paula Brunetto

Recent Posts

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

3 horas ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

4 horas ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

4 horas ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

4 horas ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

4 horas ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

4 horas ago

This website uses cookies.