Últimas notícias

45 pessoas não compareceram as consultas agendadas no programa Fila Zero, em Caxias

Fotos:  Andréia Copini / Divulgação
Fotos: Andréia Copini / Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou no sábado (07), a segunda edição do programa Fila Zero, beneficiando mais 143 pacientes nas especialidades de reumatologia, neurologia adulto, cardiologia, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, cirurgia pediátrica e gastroenterologia.

Ao todo, foram agendados 188 usuários do SUS, porém, 45 faltaram, o que corresponde a 24,5% de abstenção. Também foram agendados 22 pessoas para realizar exames de eletrocardiograma e espirometria, sendo que 6 deles não compareceram no Centro Especializado e Saúde (CES). Na data, também foram realizados quatro procedimentos cirúrgicos.

Um dos pacientes contemplados na ação foi o menino Eduardo de Farias, de 4 anos. Ele aguardava há um ano para consultar com um otorrino. “Consultamos no postinho em Vila Lobos porque ele tem bastante dor de ouvido. Quando me ligaram para agendar a consulta fiquei bem feliz, pois já estava desacreditada”, conta a mãe Giovana Carvalho.

Confira a lista dos agendamentos:

Cardiologia – 18 agendados – 15 compareceram
Cirurgia Pediátrica – 17 agendados – 13 compareceram
Dermatologia – 35 agendados – 28 compareceram
Endocrinologia – 16 agendados – 12 compareceram
Gastroenterelogia – 18 agendados – 9 compareceram
Ortopedia – 36 agendados – 30 compareceram
Otorrinolaringologia – 18 agendados – 16 compareceram
Neurologia – 18 agendados – 12 compareceram
Reumatologia – 12 agendados – 8 compareceram

Conforme o secretário Municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, o programa apresenta resultados positivos. “Tenho acompanhado a ação e a satisfação das pessoas de conseguirem sua consulta. É um trabalho que demora para refletir nos percentuais da fila da demanda reprimida, mas estamos fazendo a nossa parte”. Castro ainda informa que na última semana novos profissionais foram chamados para reforçar o quadro. “Foram chamados dois enfermeiros, um cardiologista, um coloproctologista, um dermatologista, um hematologista e hemoterapeuta, um neurologista, um radiologista, um odontólogo e um técnico em enfermagem visando ampliar o programa”.

A próxima edição deve ocorrer em 5 de dezembro.

Fotos: Andréia Copini / Divulgação

O Fila Zero
O programa Fila Zero objetiva eliminar a lista de espera de consultas especializadas. Os atendimentos ocorrem aos sábados no Centro Especializado e Saúde (CES), das 7h às 13h. Na primeira ação, 132 pacientes foram atendidos, sendo que 18,3% dos que estavam agendados não compareceram.

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, o objetivo é resolver um problema histórico no município. “Hoje, temos 54.369 pessoas aguardando uma consulta com especialista e mais 18.076 esperando por exames. Além da ação aos sábados, também fizemos uma parceria com o Hospital do Círculo a qual oferece mais 477 consultas/exames por mês aos usuários do SUS”.

Fonte: Assessoria de imprensa