Durante fiscalização ambiental com uso de drone, equipes, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), flagraram, nesta segunda-feira (15), descarte ilegal de resíduos sólidos, em Bento Gonçalves.
Os policiais militares inspecionavam uma Área de Preservação Permanente – APP, no interior do município, quando, através das imagens obtidas pelo drone, flagraram o descarte irregular de resíduos sólidos, em grandes proporções, junto ao Arroio Pedrinho.
A área era de difícil acesso e, na equipe do 3º BABM, estavam dois policiais militares aptos para a utilização de técnica de descida vertical (Rapel). Após a análise do local e estratégia de ação, dada a dimensão e proporção dos danos ambientais, os policiais militares, Soldado Peralta e Soldado Edegar, equipados com EPIs, realizaram a descida de, aproximadamente, 46 metros até a área afetada.
No local foi possível constatar o descarte irregular de embalagens de agrotóxicos, mobílias, eletrodomésticos e diversos produtos e embalagens plásticas.
A operação com utilização de Aeronave Remotamente Pilotada – RPA ou Drone tem como objetivo potencializar, modernizar e otimizar as ações de polícia ambiental, permitindo aos policiais militares maior segurança, aumento de área de fiscalização e maior eficácia na operação policial.
Diante do crime ambiental, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial para apurar a responsabilização pelo dano ambiental na APP.
Fonte: Comunicação Social 3º BABM