Geral

3ª Cavalgada dos Metalúrgicos e Metalúrgicas ocorre neste domingo (10), em Caxias do Sul

Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realiza a 3ª Cavalgada dos Metalúrgicos e das Metalúrgicas neste domingo, dia 10 de setembro. A concentração será a partir das 8h no estacionamento da Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A previsão de saída é às 8h30 em direção ao Clube do Trabalhador, a sede campestre da entidade, localizada no Travessão Cavur, divisa com Flores da Cunha. Às 12h, a atividade segue com almoço campeiro e atrações culturais.

A Cavalgada homenageará três personalidades ligadas ao tradicionalismo, que têm suas trajetórias marcadas pelo cultivo dos costumes ligados a vida no campo: Ivone Ribeiro, Edson José Rosa e Darci Pattes de Abreu.

Os homenageados

Ivone Ribeiro nasceu no município de Três Passos no dia 20 de julho de 1968. Filha de Francisco Louzardo Ribeiro e Clenir Ribeiro. Ivone está a 16 anos em Caxias do Sul. É casada com Carlos Rodrigues Branco.

Ivone mora em uma chácara na estrada velha para Flores da Cunha e é cozinheira de profissão. Tem três filhos: Robson Tiago, Maicon Willian e Victor Hugo. Sobre a homenagem com o troféu Vilson Fontes, e pelo fato de ser a primeira mulher homenageada, ela afirma que o sentimento é de felicidade. “ Fiquei muito feliz em receber a notícia. Eu e meu marido estamos sempre participando de cavalgadas. Quando por algum motivo não participamos, os amigos falam que cavalgar sem a gente não é a mesma coisa.”

Edson José Rosa nasceu no dia 29 de junho de 1968, dia de São Pedro, em Flores da Cunha. Estudou nas escolas São José e São Rafael. É casado com Daniela Gazzi e tem dois filhos: Liedson e Yasmin.

Começou a cultivar o amor pelo tradicionalismo e pela cavalgada com amigos na infância. O pai deste amigos era tropeiro. Eles ensinaram Edson a andar a cavalo quando ele tinha 10. Depois, ao logo de sua jornada, Edson montou uma agropecuária e vendia ração, ferraduras e outros itens ligados ao cavalo. Entre suas atividades favoritas ligadas ao tradicionalismo, Edson gosta de participar da Semana Farroupilha nos pavilhões da Festa da Uva e da Cavalgada do município de Flores da Cunha.

Para Edson, é do sangue participar de uma cavalgada. “Sempre encontro muitos amigos. Se paramos de cavalgar, paramos com a tradição gaúcha,” afirma com convicção. Um dos sonhos de Edson é que as crianças, as novas gerações, continuem com a tradição da cavalgada.

Darci Pattes de Abreu nasceu em Vacaria. Filho de Honorato Abreu e Jurema Pattes. Foi criado no Passo do Socorro e uma boa parte da infância na Capela da Area. Seu Darci tem mais cinco irmãos. Aos 20 anos Darci conhece sua amada Nair de Jesus Abreu. Com ela se casou e teve sete filhos: Nelci, Nilceo, Nilcia, Alcides, Marcia, André e Anderson. Foram anos de uma vida lado a lado, até que ela faleceu há um ano e três meses. Hoje, aos 76 anos de idade, Darci tem 19 netos e 8 bisnetos, 4 noras e 3 genros.

Seu Darci é apaixonado pela tradição gaúcha. Ama tanto a música gaúcha que aprendeu a tocar gaita e passou a ser um grande exemplo para alguns familiares que trazem de herança o dom da música.

Almoço e atividades culturais após a cavalgada

Além da cavalgada, outras atividades estão previstas para acontecer ao longo do dia do evento. No Clube do Trabalhador, haverá almoço para recepcionar os cavaleiros e o público geral que irá prestigiar as atividades. O cardápio foi pensado levando em conta a temática do evento. Os cavaleiros são isentos do almoço e para o público geral, o valor é de R$50,00. Os interessados em participar do almoço devem entrar em contato com Manoel no (54) 9 9239 3530. Após o almoço, diversas atividades culturais estão programadas.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

4 segredos para manter a cinerária florida por mais tempo em casa

]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…

2 horas ago

Truque com casca de laranja para afastar formigas da cozinha naturalmente

Quem nunca deixou um pedaço de bolo sobre a mesa por alguns minutos e, ao…

2 horas ago

5 sinais de que sua moreia precisa de poda e solo drenado

Ela tem folhas finas como fitas de cetim e flores delicadas que dançam ao vento.…

3 horas ago

Como cultivar ora-pro-nóbis em vasos com 6 dicas que funcionam mesmo no calor

Ela é resistente, nutritiva, cheia de história e está voltando com tudo para hortas urbanas.…

3 horas ago

Como limpar panos de prato encardidos usando só vinagre e água quente

Eles estão ali todos os dias, secando louça, limpando respingos, cobrindo massas e auxiliando na…

3 horas ago

3 passos para fazer a dracena crescer mais rápido e com menos folhas secas

A dracena é o tipo de planta que parece sempre elegante, mesmo sem esforço. Com…

3 horas ago

This website uses cookies.