No Rio Grande do Sul, aposentados e pensionistas já aceitaram o Governo Federal. O número representa 31,1% dos 88.573 beneficiários aptos a receber os valores de volta no estado.
O índice gaúcho supera a média nacional de adesão, que chegou a 30,4% com mais de 582 mil acordos assinados em todo o país.
Adesão ao Acordo de Ressarcimento
O acordo garante a devolução de valores descontados indevidamente entre março de 2020 e março de 2025, diretamente na conta onde o beneficiário recebe o pagamento do INSS. O governo começa a fazer os depósitos no dia 24 de julho, seguindo a ordem de adesão — quem aceitou primeiro, recebe primeiro.
Os aposentados e pensionistas do RS podem consultar e aderir ao acordo pelo aplicativo Meu INSS ou em agências dos Correios. A adesão é gratuita e dispensa ação judicial.
Até o momento, 1,9 milhão de pessoas em todo o país já podem aderir, por terem contestado os descontos e não recebido resposta dentro do prazo de 15 dias úteis. Os canais de contestação seguem abertos até, pelo menos, 14 de novembro de 2025.