Comportamento

16 pessoas passam mal após vazamento de gás amônia em frigorifico

16 pessoas passam mal após vazamento de gás amônia em frigorifico


Um vazamento de gás amônia levou 16 pessoas à hospitais da região na manhã desta segunda-feira, dia 29. O fato aconteceu em um frigorifico localizado na VRS-813 na localidade de Vila Rica, interior de Farroupilha.

De acordo com informações, os cerca de 400 funcionários que estavam trabalhando no momento do incidente tiverem que deixar o frigorifico. Desses 400 funcionários, 16 passaram mal e precisaram ser socorridos por equipes dos Bombeiros Samu da região, e encaminhados aos hospitais de Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

Não há informações de como e quais circunstâncias ocorreu o vazamento, a direção do frigorifico não quis se manifestar sobre o assunto.
Gás amônia:

A amônia é um produto básico na indústria química e tem aplicações domésticas e industriais. Na indústria, a amônia é usada no refino de petróleo, como insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas e ar condicionado industrial. Na agricultura, a amônia pode ser usada na fabricação de fertilizantes, e no tratamento antifúngico para os citrinos. A amônia também pode ser produzida naturalmente quando os materiais armazenados como esterco, compostagem e outros materiais orgânicos se decompõem.

A amônia é considerada um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. A amônia tem um cheiro característico e, é irritante quando inalada, e o nariz é geralmente o primeiro a sentir os sintomas da exposição. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores.