Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM
A 123ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio reuniu centenas de agricultores e fiéis na esplanada do Santuário em Farroupilha na manhã desta quinta-feira (02). Sob sol forte desde o início do dia, mais de 100 tratores compareceram na tradicional benção as máquinas agrícolas.
Conforme a história, no final do século XIX, Farroupilha e região enfrentaram uma grande estiagem. As chuvas não caíam a mais de seis meses. No dia 2 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para pedir graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora.
Foi então que neste mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, o que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva.
Um dos fiéis, agricultor do município, falou sobre a Romaria, ressaltando que: “É importante, Romaria todos os anos tem que se vir, agradecer a Nossa Senhora pelas coisas da terra, com bastante devoção”, disse Ivo Roman, de 62 anos, que é morador da localidade de Linha 30.
Durante a semana, o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, padre Gilmar Marchesini falou sobre a tradicional festa deste ano:
“A festa Votiva do dia 2 de Nossa Senhora de Caravaggio sempre é uma grande expressão de fé do nosso povo que nos antecedeu, daqueles que vieram trazendo a fé do migrantes e que se consolidou através de gestos concretos da devoção. Nós queremos reanimar o dom de Deus, reavivar os sonhos bonitos de amor que estão em cada um de nós e lembrar que Maria é uma fonte pura de água viva para toda humanidade”, disse Marchesini.
Programação durante à tarde:
Durante esta quinta-feira (2), a Romaria Votiva segue no Santuário em Farroupilha. Após o almoço festivo realizado em comemoração à festa, serão realizadas duas missas, uma às 15h e outra às 17h. Por fim, por volta das 18h será feita a récita do terço.
Fotos: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM
Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…
O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…
O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…
As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…
Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…
Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…
This website uses cookies.