Farroupilhenses realizam caminhada técnica do Roteiro Caminhos de Caravaggio

0
936
Da esquerda para direita: Roque, Galafassi, Francis e juiz Mario Maggioni (Foto: Roque Servegnini)

A partir desta sexta-feira (11), um grupo de farroupilhenses inicia a última caminhada técnica do Roteiro Caminhos de Caravaggio – que liga o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha por estradas nas zonas rural e urbana de cinco municípios. Serão percorridos 186 quilômetros partindo de Canela, passando por Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e por último Farroupilha. A expectativa é que o trajeto seja completado em seis dias.

Participam da caminhada o secretário de Turismo e Cultura, Francis Casali, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roque Servegnini, o juiz Mario Romano Maggioni e o empresário Gilberto Galafassi.

Conforme o secretário de Turismo e Cultura, Francis Casali, o objetivo é apurar as possíveis necessidades técnicas para que o trajeto inteiro possa ser realizado pelos peregrinos com segurança.

“Nós vamos fazer a experiência completa em seis dias, caminhando uma média de 30 quilômetros por dia, parando para fazer refeições em Igrejas e capitéis e passando a noite nos pontos de apoio parceiros do projeto, como hotéis, pousadas e um seminário. A ideia é justamente fazer o que um caminhante um romeiro fará quando optar pelo Roteiro Caminhos de Caravagio”, destaca.

(Foto: Divulgação)

Ainda de acordo com Casali, será apurada a possibilidade de oferecer condições para que as pessoas possam fazer o roteiro em 12 dias, percorrendo cerca de 15 quilômetros diariamente. “Como o Caminhos de Caravaggio propõe a reflexão, o encontro com si mesmo, a contemplação da natureza e das belas paisagens, queremos que os peregrinos possam realizar a caminhada num período mais espaçado, respeitando seus limites, tendo à disposição uma estrutura adequada para realmente aproveitar e apreciar o caminho”, ressalta.

O Roteiro Caminhos de Caravaggio tem previsão para ser lançado em abril, um mês antes da Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha. A ideia é que o peregrino já faça o trajeto durante a peregrinação religiosa.

Confira o roteiro da comitiva:

1º dia: Canela – Gramado – 33 km

2º dia: Gramado – Caxias do Sul (Santa Lucia do Piaí) – 35,5 km

3º dia: Caxias do Sul (Santa Lucia do Piaí) – Nova Petrópolis (Linha Imperial) – 34,5 km

4º dia: Nova Petrópolis (Linha Imperial) – Caxias do Sul (Vila Cristina) – 30 km

5º dia: Caxias do Sul (Vila Cristina) – Farroupilha (São Roque – 4º distrito) – 30 km

6 º dia: Farroupilha (São Roque – 4º distrito) – Farroupilha (Santuário de Caravaggio) – 23 km

LEAVE A REPLY

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.