Tombo da polenta gigante, atração do Polentaço. (Foto: Cesar Silvestro/Divulgação)
A comemoração pelos 33 anos de emancipação de Monte Belo do Sul teve início neste fim de semana com um evento inédito, que reuniu, pela primeira vez, atrações das três principais festividades do município. Realizada no entorno da Praça Padre José Ferlin, a programação celebrou o sesquicentenário da imigração italiana na região e reforçou o vínculo da cidade com suas origens, marcadas pela chegada dos primeiros colonizadores em 1877.
A tradição vitivinícola foi um dos destaques, com a pisa de uvas e o desfile cênico-cultural, ambos inspirados na Festa de Abertura da Vindima. O público também pôde aproveitar experiências gastronômicas do festival Vieni Vivere la Vita e acompanhar o emblemático tombo da polenta, atração do Polentaço. Mesmo sob chuva, os visitantes prestigiaram as atividades, destacando a importância da preservação cultural.
“Voltamos porque é uma tradição. Queríamos mostrar para nossa filha os costumes dos imigrantes italianos, ainda mais agora, nos 150 anos da imigração. Precisamos resgatar isso para que os jovens valorizem o passado e compreendam o presente e o futuro”, disse Isabel, que veio de Caxias do Sul com o marido, Marcelo Hollas, e a filha, Ana Lia.
O desfile histórico percorreu a Rua Arthur Beltrame com mais de 220 participantes, distribuídos em 15 blocos e carros temáticos, que representaram a vindima, as antigas ferrarias e a culinária típica, simbolizada pela massa. A abertura ficou a cargo do agricultor Marcos Ceccon, que carregou a faixa em homenagem ao aniversário da cidade e à imigração italiana.
“Gostamos de mostrar nossa cultura, temos orgulho disso, e as pessoas apreciam muito o desfile”, afirmou Ceccon, que também participou da pisa de uvas.
Encerrando a programação, os visitantes puderam reviver o ritual da vinificação dos primeiros imigrantes, pisando as uvas para extrair o sumo. A festa, iniciada no sábado (8) com um encontro de corais na Igreja Matriz, continua pelos próximos três finais de semana. Monte Belo do Sul se emancipou de Bento Gonçalves em 20 de março de 1992, mas sua história remonta a 1877, com a chegada de famílias italianas de diversas regiões, como Udine, Mantova, Cremona, Veneza, Vicenza, Treviso, Bérgamo, Modena e Belluno.
Quem tem jardim ou gramado bem cuidado sabe o quanto é frustrante encontrar buracos espalhados…
Ver uma coruja durante o dia, especialmente pousada no telhado de casa, costuma despertar surpresa…
Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…
Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…
Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…
Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…
This website uses cookies.