Foto: Murilo Campagnollo/Divulgação
Neste sábado, 12 de abril, o Vale dos Vinhedos convida o público a viver uma experiência única de enoturismo, cultura e celebração com a quarta edição do Festival Despertar do Vale. O evento ocorre das 10h às 22h no charmoso Centro Histórico da Capela das Almas, na Linha Leopoldina, marcando o fim da vindima e saudando a chegada do outono — estação que colore ainda mais as paisagens da região.
Com entrada gratuita, o festival é uma verdadeira imersão sensorial, reunindo 19 vinícolas, além de restaurantes, empórios, agroindústrias e expositores locais. No cardápio, o público encontrará desde pratos típicos como galeto, polenta mole com ragu ao molho de vinho e tortéi, até opções contemporâneas como risoto de salmão com limão siciliano, hambúrgueres e sobremesas artesanais.
Entre os destaques desta edição estão nomes consagrados do setor vinícola nacional, como Casa Valduga, Miolo, Vinícola Aurora, Almaúnica, Pizzato, Lidio Carraro, Amitié, entre outras. Cada vinícola leva ao evento rótulos que carregam a identidade da única região do Brasil com Denominação de Origem (DO) para vinhos e espumantes, conquistada em 2012.
“O Festival é uma vitrine da nossa excelência e um convite para brindar a cultura, a tradição e a hospitalidade que tornam o Vale dos Vinhedos referência no enoturismo brasileiro”, afirma André Larentis, presidente da Aprovale para a gestão 2025-2026.
O evento também destaca a gastronomia local, com a participação de casas como Di Paolo, Trattoria Mamma Gema, Ristorante Di Bartolomeu e Kuandu Restaurante. O menu é variado e inclui massas, carnes, risotos, pizzas, sobremesas e opções vegetarianas. Também estarão presentes agroindústrias como Casa Madeira, Devorata Trufas Artesanais e Famiglia Tasca, além de expositores de arte e cosméticos, como o Atelier Refúgio da Colina e a Essência Di Fiori.
A programação inicia com missa às 10h30 na Capela das Almas, seguida por atrações musicais ao longo do dia: Coral Vale dos Vinhedos, Olides e Cris, Léo Oliveira Trio, Acústica Rock e Sunset Riders garantem a trilha sonora da festa.
Em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos promove atividades que resgatam os costumes dos primeiros imigrantes. Estão previstas visita guiada às ruínas da primeira igreja da região, exposições de peças históricas, bandeiras italianas, mesas de jogo da mora, mini campeonato, oficinas de dressa e espaço para o tradicional Mini 48.
Outros atrativos culturais incluem a modelagem de taças ao vivo com a ceramista Cláudia Giordani e pintura artística da Uovo Tanques de Concreto pela artista Sarah Milani Campana.
Pensando na comodidade dos visitantes, o Festival contará com estrutura para pets (Pet Park), totens com água, espaço kids e ambiente ao ar livre em meio ao cenário encantador do Vale dos Vinhedos.
Serviço
📍 4º Festival Despertar do Vale
🗓️ Data: 12 de abril (sábado)
🕙 Horário: das 10h às 22h
📌 Local: Centro Histórico da Capela das Almas – Linha 6 da Leopoldina
🎟️ Entrada gratuita | Taça oficial: R$ 15
Programação Musical
O evento é uma realização da Aprovale, com apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves e diversos patrocinadores e parceiros da região.
Ação, que ocorre nesta quarta (23) no bairro Monte Verde, visa eliminar os possíveis mosquitos…
O curso oferecido pela Escola do Amanhã é de Robótica e Protótipos Mecatrônicos, com duração…
Reajuste eleva salário de clínicos gerais; revisão geral dos servidores está em pauta. Foi aprovada…
Não houve feridos. Incêndio teria iniciado por conta de um curto-circuito em uma cabine de…
Governador gaúcho também se diz "inconformado com a atual polarização política no país"
Em Caxias do Sul, inicia a Campanha Troca-Troca de Livros do Sesc/RS e a segunda edição…
This website uses cookies.