Estado

Servidor público do RS é investigado por apologia ao nazismo em Santa Maria

Um homem de 59 anos é suspeito de fazer apologia ao nazismo, em Santa Maria, na Região Central. O investigado é um servidor da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Na quinta-feira (06), ele foi alvo de uma ordem judicial de busca e apreensão.

A diligência ocorreu na casa dele, na área central do município, e contou com agentes da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPCOI) da Polícia Civil, além de uma equipe do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Foram confiscados dois celulares e itens que fazem apologia ao nazismo.

As apreensões somam pingentes com suásticas e bonecos da Ku Klux Klan. Também havia ali uma máscara de gás e um capacete militar, que são materiais similares aos utilizados na Segunda Guerra Mundial.

O sujeito passou a ser investigado após participar de uma live com outros funcionários públicos do Estado. Ao longo da transmissão, ele teria feito, com as mãos, gestos em referência a ideais de supremacia branca.

De acordo com a delegada Débora Aparecida Dias, que comandou a ação, será feita uma extração de dados nos telefones do suspeito. O objetivo é apurar se ele tem ou não ligações com grupos supremacistas.

“Há indicativos de uma predileção do suspeito por ideologias racistas. No entanto, a investigação ainda está em fase inicial. É preciso analisar as apreensões em conjunto, ao longo da instrução do inquérito, antes de qualquer conclusão. Não descartamos nenhuma hipótese”, ponderou a delegada Débora Dias.

Confira a nota da Fepam

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam RS) informa que está ciente dos fatos, desde a notícia-crime, e atuando em colaboração com a polícia, que investiga o caso. Anterior à ação de busca e apreensão, executada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (6/3), foi realizada a abertura de Processo Disciplinar Administrativo (PAD) para apuração da conduta e aplicação de penalidades, em âmbito administrativo, ao servidor investigado. Ressalta-se que a Fepam é uma instituição comprometida com os preceitos constitucionais de defesa do meio ambiente e em sua missão repudia com veemência qualquer forma de discriminação.

Yago De Boni

Recent Posts

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

3 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

3 horas ago

Prefeitura de Caxias do Sul apresenta balanço de ações realizadas após um ano das enchentes

Dos R$ 20 milhões utilizados para recuperação da cidade, mais de R$ 10 milhões são…

4 horas ago

Ambulatório Trans completa um ano de atendimento especializado em Caxias do Sul

O serviço já soma 990 atendimentos neste primeiro ano de atuação na cidade

4 horas ago

Caxias vence o Guarani, entra no G-8 e segue 100% como mandante na Série C

Jogo marcou a estreia do técnico Júnior Rocha no comando grená

5 horas ago

Confira o resultado das loterias desta segunda-feira (28)

Foram sorteados os prêmios da Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena e a Super Sete

5 horas ago

This website uses cookies.