Alta temperatura é recorde no Rio Grande do Sul | Foto: Arquivo Leouve
Com 43,8°C registrados em Quaraí, no Sudoeste do estado, o Rio Grande do Sul bateu um recorde histórico de temperatura nesta terça-feira (4), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse é o maior valor já medido oficialmente no estado desde o início das medições regulares, em 1910, superando o recorde anterior de 42,9°C, registrado em Uruguaiana, em 2022.
Além de ser a maior temperatura já anotada em território gaúcho, o novo recorde também estabelece a maior marca oficial para o verão e para o mês de fevereiro no estado. A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul ocorre a apenas oito meses após a pior enchente da história gaúcha, reforçando os extremos climáticos vividos pela região.
Meteorologistas apontam, no entanto, que se tratando de onda de calor, essa não é a mais intensa já registrada no estado. Em 1943 e 2022 houve sequência prolongada de dias com temperaturas acima dos 40°C em diversas cidades, como Bagé, Uruguaiana e São Luiz Gonzaga.
A estação meteorológica de Quaraí, onde foi registrado esse recorde, começou a operar apenas em 2007, ou seja, em períodos como 1917 e 1943, a temperatura ainda não era medida. O dígito ainda passará por verificação do Inmet para ser confirmado oficialmente como o novo recorde absoluto do Rio Grande do Sul.
Fonte: MetSul
A servidora teve pedido de afastamento protocolado por vereador que alega que profissional expulsou família…
O número representa crescimento de 3,5% ao observado em 2024. O aumento também deve refletir…
Ele vai premiar a amostra de maior pontuação nas categorias de produtos engarrafados; data relembra…
Evento das 125 Milhas de Endurance reúne cerca de 90 pilotos do RS e SC…
Ato mobiliza 800 profissionais da Gestão Compartilhada e cobra melhores condições de trabalho para atendimento…
População cobra agilidade da Corsan para resolver desperdício na rua Angelo Antonio Rizzi
This website uses cookies.