Foto: Dandy Marchetti
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) firmou um convênio com o Sebrae Nacional para implementar o projeto setorial “Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira”. O investimento total é superior a R$ 2,4 milhões, sendo R$ 1.687.547,00 provenientes do Sebrae e R$ 750.000,00 do Consevitis-RS. A parceria terá início em outubro de 2024 e se estenderá até dezembro de 2025.
O projeto visa, principalmente, aumentar o consumo per capita de vinhos e espumantes nacionais, promovendo a valorização e a qualidade desses produtos no mercado interno. Assim, pretende fortalecer toda a cadeia produtiva do setor vitivinícola brasileiro, englobando microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), vinícolas de médio e grande porte, produtores de uva, agentes comerciais, especialistas e demais interessados.
O projeto realizará suas ações em sete estados prioritários: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, com foco nas principais regiões produtoras de uva e enoturísticas do país.
A estratégia central inclui a ampliação dos mercados consumidores, a qualificação da produção, a formalização de pequenos produtores e a divulgação das regiões vitivinícolas brasileiras. Além disso, o projeto pretende fornecer inteligência de mercado para auxiliar na tomada de decisões.
De acordo com o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto, o convênio com o Sebrae Nacional representa um passo importante para fortalecer a vitivinicultura do país.
“Acreditamos que, ao valorizar a qualidade dos nossos vinhos e espumantes, podemos impulsionar tanto o consumo interno quanto o empreendedorismo entre os pequenos produtores. Estamos determinados a ampliar a percepção positiva dos vinhos brasileiros. Nosso objetivo é orientar e apoiar toda a cadeia produtiva, assegurando que cada viticultor e vinícola possa crescer e se destacar no mercado”, salienta.
Conforme o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Fábio Kriger, a parceria com o Consevitis-RS é essencial para o setor.
“Representa um grande passo para fortalecermos a vitivinicultura em diferentes regiões do país, com aumento da competitividade dos pequenos negócios rurais e atendimento aos requisitos de acesso ao mercado dos vinhos nacionais de forma estratégica e sustentável”, ressalta.
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (CONSEVITIS-RS) tem por finalidade principal o apoio, difusão e financiamento de demandas estabelecidas pelas entidades fundadoras, aprovadas através de planos de trabalho. Portanto, atua no ordenamento institucional da produção, promoção e harmonização da cadeia produtiva da vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul.
A partir disso, compreende a produção de uvas, de vinhos, de suco de uva dos demais produtos derivados da uva e do vinho, em todos os seus âmbitos: agrícola, produtivo, elaboração, técnico, promoção, consumo, estrutural, organizacional, cultural, ambiental, jurídico, legal e institucional. Bem como em programas de ensino, pesquisa, extensão e de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de inovação.
Essas ações são implementadas por meio de políticas setoriais aprovadas pelo Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado (Fundovitis), criado pela Lei 10.989/1997. O fundo é financiado pelo ICMS que as vinícolas pagam ao adquirir uvas, além de recursos de projetos e parcerias aprovados pelas entidades do Consevitis-RS. Assim, a estrutura apoia a produção, circulação e comercialização da uva e seus derivados.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.
Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado. Além de programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.
Na cadeia da vitivinicultura, possui o objetivo de desenvolver pequenos negócios, contribuindo para o fortalecimento territorial por meio da integração com o enoturismo e a gastronomia.
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