Estado

Pavimentação da BR-285, na divisa com SC, deve incrementar o turismo regional

Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalham na implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. A obra ocorre na via que ligará os municípios da Serra Gaúcha à BR-101, em Santa Catarina.

No quilômetro zero, a autarquia executa a construção da nova ponte sobre o Rio das Antas. Com 400m de extensão, a denominada ‘Obra de Arte Especial’ atravessa um cânion com altura variando entre 50 e 60m, e também terá a função de passagem de fauna.

Em agosto, o DNIT concluiu a construção da mesoestrutura de três pilares da ponte e iniciou o içamento das vigas entre estes apoios. O investimento previsto para o empreendimento é de R$ 114,5 milhões.

O projeto de implantação e pavimentação do trecho compreende 24,18 quilômetros de obras entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Lote 1, em São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, são 8,376 quilômetros de traçado independente do trecho existente.

Turismo

A estrada deve desempenhar um papel estratégico dentro do Mercosul, com relevância no intercâmbio entre os países-membros. Isso porque proporcionará maior fluidez no tráfego entre ambos os estados e facilitará o transporte de insumos na região.

A rodovia também deve se destacar pelo elevado potencial turístico da região. Ela tem início no entroncamento com a BR-101\SC, em Araranguá (SC) e corta todo o Rio Grande do Sul, até a cidade de São Borja (RS), na fronteira com a Argentina. O litoral catarinense é destino de verão de milhares de brasileiros e visitantes dos países vizinhos.

No inverno, é potencializado o turismo de montanha, nos Campos de Cima da Serra, destacando-se a conexão com os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral. Já a Serra da Rocinha e os cânions próximos são atrações naturais ideais para o ecoturismo, atraindo turistas interessados em atividades como trilhas, ciclismo, observação de fauna e flora, e aventuras ao ar livre.

Preservação ambiental

O departamento atua no segmento, com equipes de supervisão ambiental, a fim de minimizar os impactos da obra ao meio ambiente. Entre os cuidados, destaca-se a avaliação contínua dos riscos de erosão e contaminação da água. Há ainda a preservação de espécies vegetais, que passam por um processo de reprodução em viveiro para que, no futuro, sejam replantadas no entorno da rodovia.

Fernando Santos

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