A pirólise é um tratamento térmico de resíduos realizado na ausência de oxigênio | Foto: Divulgação
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu uma Licença de Operação, autorizando o empreendedor Ambiente Verde a utilizar uma nova tecnologia para tratamento térmico de resíduos por meio de pirólise. O documento, inédito no Estado até então, foi emitido em 23 de setembro. A planta localizada no município de Taquara, no Vale do Rio dos sinos, irá processar duas toneladas de resíduos por dia da indústria calçadista.
A chefe da Divisão de Resíduos Sólidos e Áreas Contaminadas (Dirs) da Fepam, Aline Marra, explica que a pirólise é um tipo de tratamento térmico de resíduos realizado na ausência de oxigênio, ao contrário da combustão, que ocorre na presença de oxigênio. O empreendimento visa a transformação termoquímica de resíduos calçadistas em gases combustíveis e char (um pó similar ao carvão).
A finalidade do processo é tratar os resíduos gerados dentro da indústria e reaproveitá-los. Desta forma, eles deixarão de ser destinados para aterro e começarão a ter esse tratamento sustentável.
O resíduo char será incorporado na fabricação de palmilhas de calçados, além de ser utilizado em outros itens. O gás gerado no processo será transformado em energia, que será usada na própria empresa.
“A nova tecnologia reduz a destinação de resíduos para aterros, gerando subprodutos que serão utilizados na própria indústria”, resumiu Aline.
Homem de 59 anos ainda teve lesões na região da cabeça
Segundo relato da mãe, jovem seria caseiro, com estatura forte. Ele estaria vestindo uma bermuda…
Terça-feira chega com a força de mudanças sutis, mas fundamentais. Em vez de forçar situações,…
A inteligência artificial pode simular o pensamento, mas pode gerar uma consciência que transcenda sua…
Suspeito foi detido pela Guarda Civil Municipal após invadir a casa da ex-esposa e causar…
O Sindicato dos Servidores não concorda, mas a reposição a ser votada é de 5,06%…
This website uses cookies.