Estado

Em busca de soluções inovadoras, Serra Summit começa nesta quarta (20) em Nova Prata

O Serra Summit pretende tornar Nova Prata como “palco das conexões”, nos dias 20, 21 e 22 de novembro. São mais de 40 palestrantes confirmados na programação, que tem público esperado em torno de 5.000 pessoas, durante os três dias de atividades. O objetivo é buscar soluções coletivas e colaborativas entre a comunidade escolar e os gestores públicos da microrregião.

Entre os destaques do evento está o Espaço Cidades, organizado no Centro Empresarial de Nova Prata. A intenção é fomentar um movimento de união dos municípios da Serra pela inovação.

“Queremos firmar Nova Prata no mapa do Brasil como o primeiro município a conectar os três grandes pilares do desenvolvimento sustentável e ambiental globais: as 17 ODS, as 5 Dimensões do Humano e as 23 competências dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável”, explica Marly Petrykowski, diretora da Agência Plena Propaganda, que assina o Serra Summit.

Na quinta-feira (21),o espaço vai receber experiências inovadoras, como uma de Marau, município do norte do Estado, onde foi criado o 1º Observatório Municipal de Dados. Também participarão do espaço representantes da Governança para Cidades Inteligentes e Sustentáveis, de Minas Gerais; a experiência de Curitiba, no Paraná, como sede das Cidades Educadoras do Brasil; e de Itapema, em Santa Catarina, com o projeto Smart Cities Restaurativas.

A programação inclui ainda as apresentações pelos especialistas da Universidade de Caxias do Sul (UCS) do Mapeamento de Cidades Resilientes. O estudo foi desenvolvido em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Santa Tereza, após as enchentes de maio deste ano. As inscrições para os painéis devem ser feitas gratuitamente no local.

Novas gerações

Projetos idealizados por jovens também serão apresentados durante o Serra Summit. O espaço Conectando Gerações, no Colégio Tiradentes, promove a integração entre a comunidade local e o ambiente de inovação durante os dias 21 e 22. A iniciativa teve a primeira edição durante a ExpoPrata do ano passado, reunindo 50 mil visitantes e gerando R$ 12 milhões em negócios.

Neste ano, a iniciativa reúne estandes mostrando o que tem sido desenvolvido entre os setores educacionais e sociais de Nova Prata. Há destaques como a apresentação do Jogo Digital Biomas Escolas, desenvolvido por estudantes do município, dentro do programa Educar para Inovação Estrela.

O público também poderá conhecer demonstrações práticas de outros projetos como o Estrelas do Conhecimento, desenvolvido entre as escolas municipais; o programa de hortas comunitárias e sustentáveis, que tem a inclusão social de apenados nas comunidades locais; e o projeto de equoterapia desenvolvido pela Ascodef. Entidades como a OAB e a APAE também são parceiras nos projetos apresentados durante o Conectando Gerações.

Fernando Santos

Recent Posts

Cozinha Viva: Almôndegas ao molho de tomate

Receita fácil de almôndegas ao molho de tomate com parmesão e manjericão. Resultado: sabor caseiro…

1 hora ago

Viva com Saúde – 06/05/2025 – Classificação dos níveis de Autismo

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre os níveis de autismo. Muito se…

1 hora ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 06 de maio

Hoje é o Dia Nacional da MatemáticaA santa do dia é Santa Benedita de Roma.…

2 horas ago

Com nova queda de R$ 0,16, Petrobras reduz preço do diesel para distribuidoras

Com a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel, o preço…

8 horas ago

Mais da metade dos pequenos negócios ainda não se reergueu totalmente após enchentes no RS

É o que mostra a Pesquisa de Impacto 2025 – Eventos Climáticos, conduzida pelo Sebrae…

9 horas ago

Lançamento exclusivo marca a presença da Cooperativa Vinícola Aurora na da Wine South America

O espumante Gioia Sur Lie Rosé D.O. Altos de Pinto Bandeira será atração numa feira…

9 horas ago

This website uses cookies.