Esta sexta-feira (12) é o último dia de votação para a Consulta Popular 2024. O objetivo é eleger as demandas prioritárias das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), para serem incorporadas ao orçamento do Estado, em 2025.
A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) é a pasta responsável pela consulta. O eleitor pode votar por meio do portal ou via WhatsApp, pelo número (51)3210-3260.
Neste ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta Popular e teve como tema a reconstrução do Rio Grande do Sul, após as enchentes de maio. Foram recebidas 1.120 sugestões de projetos pela população. O dado representa um aumento de 31% em relação ao ano anterior.
Como votar pelo portal
Para participar da votação pelo site, o cidadão deve acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.
Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo link também está disponível na página de votação.
Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém entre duas e seis ações, definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas Assembleias Ampliadas, realizadas em novembro em todos os Coredes.
Confira as demandas do Corede Serra:
- A implantação do Centro Regional de Tecnologias e Inovação em Agricultura da Serra Gaúcha (Horti Serra Gaúcha), na área de Desenvolvimento Rural;
- A criação do aplicativo “Serra Gaúcha”, para acessar informações sobre a oferta turística, cidades, atrativos e estabelecimentos, em Turismo;
- A implantação Escola do Amanhã: Empregabilidade, jovens, indústria, na seara do Trabalho e Desenvolvimento Social;
- A implantação do Centro de Referência à Pessoa Idosa, na categoria de Desenvolvimento Social;
- O apoio ao fortalecimento do Arranjo Produtivo Local do Basalto e da implantação do Centro Intermunicipal de Economia Solidária, ambos no quesito Desenvolvimento Econômico.