Esportes

Grêmio joga mal, perde para o Criciúma e volta a sofrer ameaça do Z4

Tricolor desapontou a torcida com 2 a 1 na Arena

Foto: Fabiano do Amaral
Foto: Fabiano do Amaral


O Grêmio voltou a decepcionar o seu torcedor na Arena. Nesta quarta-feira à noite, o Tricolor perdeu para o Criciúma por 2 a 1, em jogo atrasado da 5ª rodada do Brasileirão. Arthur Caíke e Ronald marcaram para o Tigre, enquanto Villasanti descontou.

Com o resultado, os gaúchos caíram para a 14ª colocação, com 31 pontos. No sábado, o adversário é o Botafogo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Derrota parcial e vaias

Jogando em casa, o Grêmio iniciou pressionando e pedindo pênalti. Aos 3, Braithwaite lançou Cristaldo, que invadiu a área e caiu após carga do zagueiro. Porém, o árbitro e o VAR mandaram seguir. Três minutos depois, Braithwaite recebeu em velocidade, invadiu a área, mas finalizou para fora. Foi a primeira e única chance gremista na etapa inicial.

Aos poucos, o Criciúma foi se encontrando na partida e passou a controlar as ações. Aos 10, após lançamento na área, Marchesín saiu mal do gol, e a bola sobrou para Fellipe Mateus, que tocou por cobertura, mas a bola foi sobre a meta tricolor. Três minutos mais tarde, o Tigre abriu o placar. Newton cruzou da direita para Arthur Caíke, que bateu de primeira na trave esquerda. Na sobra, o próprio camisa 45 completou de perna direita para o gol: 1 a 0.

Com dificuldade coletivamente, o Tricolor passou a ter mais a bola, mas sem conseguir levar perigo ao gol de Gustavo. A principal jogada era bola no Soteldo para que conseguisse resolver na individualidade, porém sem sucesso. O Criciúma, por sua vez, procurava as transições em velocidade e levava mais perigo. Aos 38, em lance anulado por impedimento, Marchesín fez ótima defesa em chute de Arthur Caíke. Com o apito final do primeiro tempo, a torcida gremista vaiou bastante a equipe.

Pouco futebol e um resu

A tônica na etapa final seguiu a mesma, com o Tricolor tendo mais a bola, mas não conseguindo criar chance de gol, e o Criciúma perigo nos contragolpes. Aos 5, em transição rápida, Newton recebeu livre pela ponta direita e chutou para a defesa de Marchesín em dois tempos.

Para buscar pelo menos o empate, Renato lançou mão de Diego Costa, que substituiu Cristaldo. A pressão gremista aumentou e logo surtiu efeito. Aos 21, após boa jogada pela esquerda, Villasanti infiltrou na área, recebeu e chutou cruzado no canto direito de Gustavo: 1 a 1. A virada quase veio quatro minutos depois. Diego Costa pegou a sobra dentro da grande área, mas finalizou mal por cima da meta.

Aos 29, em troca de passes rápidos, Jhonata Robert recebeu, tirou da marcação e finalizou perto da trave direita. O Criciúma volta a ficar na frente do marcador quatro minutos mais tarde. Aos 33, Ronald recebeu fora da área, limpou a marcação e soltou a bomba no canto esquerdo de Marchesín: 2 a 1.

Os minutos finais foram de pressão gremista em busca do empate, com as entradas de Aravena e Arezo. Porém, sem criatividade na frente, a derrota persistiu até o apito final do ábitro. Muitas vaias foram ouvidas na Arena.