Esportes

Rugby Sevens Feminino do Brasil está nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

A Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens está classificada aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. As Yaras mantiveram a histórica invencibilidade no Campeonato Sul-Americano e conquistaram o incrível 21º título invicto em 21 participações. O Pré-Olímpico Sul-Americano foi disputado, no último final de semana, em Montevidéu, Uruguai.

Neste domingo (18), no Estádio Charrua, em Montevidéu (Uruguai), as brasileiras derrotaram Uruguai, Chile e Colômbia para seguirem dominando a América do Sul, depois de já terem batido Peru, Argentina e Paraguai no sábado (17). O torneio feminino foi jogado no sistema de pontos corridos e o Brasil garantiu a classificação direta a Paris, ao passo que a vice-campeã Argentina e o terceiro colocado Paraguai se garantiram na repescagem Mundial, que acontecerá em maio de 2024, valendo a última vaga nos Jogos Olímpicos.

Já no torneio masculino, o Brasil fechou sua campanha na terceira colocação e irá à repescagem Mundial ao lado do vice-campeão Chile, enquanto o Uruguai conquistou uma inédita classificação direta aos Jogos Olímpicos ao vencer os chilenos na grande final em casa. A Argentina já estava classificada para Paris entre os homens por ter acabado o Circuito Mundial como vice-campeã neste ano.

No rugby sevens, participarão dos Jogos Olímpicos, além da França (país sede), os 4 melhores do Circuito Mundial 2022-23 em cada categoria (masculina e feminina), além do campeão de cada um dos campeonatos continentais, totalizando 11 vagas. O 12º e último participante sairá de cada categoria da Repescagem.

Entre as mulheres, já estão nos Jogos Olímpicos França, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Irlanda e Brasil. Entre os homens, os classificados até o momento são: França, Nova Zelândia, Argentina, Fiji, Austrália e Uruguai. A América do Sul foi o primeiro continente a realizar seu Pré-Olímpico.

Domingo de festa para as Yaras

Após derrotarem as argentinas no sábado, principais rivais, as brasileiras foram a campo no domingo com amplo favoritismo. O primeiro jogo foi contra o Uruguai e terminou com vitória tranquila das Yaras por 48×0, com tries de Gabi (3 vezes), Marcelle (3 vezes), Gisele e Bianca.

O segundo duelo foi de outra vitória imponente por 45×7 sobre o Chile, com tries de Thalia (3 vezes), Gabi (2), Bianca e Rafa, com as chilenas descontando apenas no lance final. No jogo seguinte, a derrota da Colômbia frente ao Uruguai garantiu o título matematicamente ao Brasil. As colombianas estavam entre as principais concorrentes das Yaras.

No jogo final contra a Colômbia, o Brasil venceu por 38×0 para conquistar outro título incontestável. Bianca (2 vezes), Tchoba (também 2 vezes), Milena e Isadora marcaram os tries do triunfo brasileiro.

Tupis celebram após jogo emocionante

No torneio masculino, o domingo foi de recuperação para o Brasil, após derrota no sábado contra o Chile. O primeiro jogo era o mais complicado e o Uruguai provou seu momento superior derrotando os brasileiros por 27×7. Amaya (2 vezes), Facciolo, Basso e Brazionis marcaram os tries dos donos da casa, com Sérgio Luna descontando para o Brasil.

A recuperação brasileira veio com vitória recorde sobre o Peru por 68×0, a maior da história do duelo. Cafu (4 vezes), Luna (2 vezes), Matheus Cláudio, Ariel, Bob e Maranhão marcaram os tries dos Tupis, que se garantiram na disputa do bronze.

O jogo do terceiro lugar foi contra a Colômbia, valendo classificação à repescagem Mundial. Foi emocionante, com os colombianos abrindo 14×0, com tries de Quiñones e Teles. Os Tupis reagiram com try de Moisés no segundo tempo e, no lance final, Maranhão correu para o try do empate, levando o duelo para a prorrogação com morte súbita. O Brasil dominou a posse de bola no tempo extra e Massari marcou o try da vitória brasileira, 19×14.

Jonathan Zanotto

Recent Posts

Saldo positivo de empregos formais em Caxias do Sul é fomentado pelo setor de serviços

O setor de Serviços foi o que obteve o maior saldo de empregos, e foi…

46 minutos ago

Falta de diálogo marca relação entre Executivo e Legislativo em Garibaldi

GARIBALDI – Nas últimas semanas, o conflito entre o Executivo e parlamentares da situação no Legislativo…

1 hora ago

Autor de homicídio na Zona Norte de Caxias do Sul é preso

O preso é acusado de homicídio consumado em abril no Loteamento Morada dos Alpes, na…

2 horas ago

Comércio de Caxias do Sul poderá abrir com funcionários no Dia das Mães

Permissão também abrange o comércio varejista de Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos;…

2 horas ago

Identificados mortos em colisão frontal na BR-470, em Nova Prata

Os dois veículos bateram de frente no km 154 da rodovia, por volta das 7h30

2 horas ago

Ícone da comunicação, Paulinho das Quebradas volta à programação da Rádio Viva

Top of Mind e mais de 30 anos como líder de audiência, o comunicador voltará…

3 horas ago

This website uses cookies.