Olimpíadas

Maria Eduarda Stumpf finaliza participação na Paralimpíada de Paris na repescagem

A jovem atleta caxiense Maria Eduarda Stumpf, de 19 anos,  finalizou sua primeira e histórica participação na classe K44 (até 52 kg) dos Jogos Paralímpicos de Paris. Nesta quinta-feira (29), na repescagem do taekwondo, ela foi superada pela atleta da Turquia, Meryem Betul Cavdar, pelo placar de 8 a 6. O resultado fez com que a brasileira terminasse a competição em solo francês sem medalhas.

Nas quartas de final, Maria Eduarda perdeu para a iraniana Zahra Rahimi. Agora a atleta retorna ao Brasil para retomar as competições para o próximo ciclo paralímpico.

A atleta da Associação Caxiense de Taekwondo (ACTKD/UCS), é natural de Itaqui e realiza seus treinos na unidade da Associação, localizada na Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul. Ela ocupa atualmente a terceira colocação do ranking mundial 

Após a eliminação, a jovem de apenas 19 anos não escondeu a insatisfação com o resultado. “A gente sempre espera o melhor, mas é como eu sempre digo: no esporte alguém tem que perder para o outro ganhar. A primeira luta, principalmente, foi decidida nos detalhes e ali acabam sendo coisas muito rápidas para assimilar. Agora já é pensar nos próximos passos, ajustar esses detalhes para as próximas competições e continuar torcendo pelo taekwondo paralímpico do Brasil aqui em Paris”, destacou.

Além disso, Maria se emocionou ao falar sobre sua primeira participação em Jogos Paralímpicos e um dos propósitos que ela leva para a vida: o da inspiração.

Desde o primeiro momento em que eu saí de casa, me senti muito acolhida por todos. Então, estou feliz por estar aqui, por ter conquistado essa vaga, estar conquistando o meu espaço e deixando tudo de mim dentro de quadra. Foi uma experiência muito bacana, em um evento tão grande como esse estar junto e enfrentar atletas do mais alto nível é algo incrível. Infelizmente, a medalha não veio, inspirar outras pessoas, com ou sem deficiência, já é algo muito bom. Porque é isso que o esporte faz”, contou.

Relembre: Com dois atletas de Caxias do Sul, Paralimpíadas de Paris iniciam nesta quarta-feira (28)

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Mulher é presa com mais de 2kg de drogas em Bento Gonçalves

A jovem de 24 anos foi flagrada no bairro São Roque com cocaína, maconha, balanças…

9 minutos ago

Farroupilha terá fumacê contra a dengue no bairro Monte Verde após caso confirmado

Ação visa eliminar os possíveis mosquitos adultos e interromper a transmissão da doença

49 minutos ago

Influenciadora digital de Carlos Barbosa relata que foi esfaqueada pela babá da filha

Bruna Tramontina Paludo fez um desabafo nas redes sociais nesta semana, pedindo ajuda após informar…

50 minutos ago

Horóscopo para sexta-feira, 2 de maio: Lua em Virgem pede organização de ideias e emoções

A sexta-feira chega com a Lua em Virgem em trígono com Júpiter, trazendo uma energia…

1 hora ago

Dupla é presa com armas, colete e carros roubados em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa

Adolescente de 17 anos e homem de 35 foram flagrados com armas, munições e colete…

2 horas ago

Incêndio atinge setor de serragem de empresa em Garibaldi

O fogo foi contido e não se espalhou para outras áreas da empresa. Apesar do…

2 horas ago

This website uses cookies.