Esportes

Farrapos, de Bento Gonçalves, inicia temporada 2025 para se manter no topo do rugby brasileiro

A temporada de 2024 foi marcante para o Farrapos, de Bento Gonçalves. O clube alviverde chegou a todas as finais das cinco competições que disputou e levantou quatro troféus: o Campeonato Gaúcho, o Circuito Gaúcho de Rugby Sevens, a inédita Copa do Brasil e o bicampeonato do BR Sevens. Além disso, foi vice-campeão do Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby, consolidando-se como uma potência da modalidade no país.

Agora, a meta para 2025 é manter-se no topo e expandir os horizontes. Mais do que conquistar títulos, a equipe de Bento Gonçalves busca reconhecimento internacional.

“Nosso primeiro ano à frente do Farrapos não podia ter sido melhor, foi sem dúvidas o melhor ano da história do clube. Para conseguirmos manter os bons resultados não será fácil. É difícil chegar ao auge, mas é mais difícil se manter nele”, destaca o presidente Daian Zonatto, que inicia seu segundo ano no comando do clube.

A equipe segue sob a liderança do técnico argentino Javier Cardozo, que ressalta a importância da evolução contínua para garantir a competitividade.

“Sempre falamos em seguir crescendo, em melhorar nosso jogo, que seja mais fácil e melhor interpretado. Sempre que vamos buscar um resultado tem um processo e um caminho muito aproveitado pelos atletas, e eles gostam do que propomos em campo, como queremos jogar rugby, que se assemelha muito ao rugby argentino”, afirma Cardozo.

Além da preparação técnica, a diretoria do Farrapos busca ampliar a presença do clube em cenários internacionais.

“Estamos tentando trazer alguns jogos internacionais para Bento Gonçalves, amistosos fortes contra Uruguai e Argentina que serviriam de preparação para as fases finais do Campeonato Brasileiro. Além disso, já temos convites e portas abertas para participarmos de competições nesses países. Talvez não seja esse ano ainda, mas temos esse desejo”, explica Zonatto.

Com um calendário de grandes desafios, o Farrapos disputará quatro competições em 2025: o Campeonato Gaúcho de Rugby XV, o Circuito Gaúcho de Rugby Sevens, o Super 12 e o BR Sevens. Já a Copa do Brasil, título que o clube conquistou em 2024, será limitada a Estados que não possuem representantes no Super 12, deixando o Farrapos fora da disputa.

Além da possibilidade de jogos internacionais, a equipe também avalia a participação em um torneio na Argentina.

“O que podemos fazer para o melhor dos nossos atletas, respeitando o tempo deles, é dar um treinamento com uma exigência muito alta, com recursos difíceis de executar para que desafiem eles. E estamos de olho em outras possibilidades, como atuar em um ‘Torneio Início’ na Argentina, o que não é nada impossível. Seria algo espetacular, um giro de chave gigantesca para nosso clube”, enfatiza Cardozo.

Com uma base sólida e planos ambiciosos, o Farrapos inicia 2025 mirando novos patamares dentro e fora do país, reforçando sua posição entre as grandes equipes do rugby brasileiro.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

7 minutos ago

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

11 minutos ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

13 minutos ago

Seleção Brasileira pode trocar azul por vermelho na camisa reserva, diz site especializado

CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…

26 minutos ago

Começa fase final da obra aguardada há 40 anos no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul

Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…

46 minutos ago

Após 11 dias de fuga, foragido do Presídio de Caxias do Sul é preso

Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…

1 hora ago

This website uses cookies.