Esportes

Conheça Alberto Guerra, candidato à presidência do Grêmio

Ele tratou de diversos assuntos em entrevista ao Grupo RSCOM

GRÊMIO
Foto: Divulgação

Dando sequência a apresentação dos candidatos à presidência do Grêmio, nesta sexta-feira (11), Alberto Guerra apresenta suas propostas antes do pleito que ocorre amanhã. Em entrevista ao Grupo RSCOM ele tratou de algumas questões que serão essenciais para o time nos próximos anos.

Juntamente com Guerra na Chapa 2 – AGORA É GUERRA, são candidatos para vice-presidência: Gustavo Bolognesi, Luciano Feldens, Eduardo Magrisso, Fábio Floriani, Geraldo Correa e José Carlos Duarte.

ALBERTO GUERRA

Advogado de 48 anos, dos quais 27 são dedicados ao tricolor. Em 1995 ele era ativo no Departamento Jurídico do Grêmio. No ano de 2004 se tornou conselheiro do clube, passando pela vice-presidência jurídica em 2009. Em 2010, atuando como vice-presidente, trouxe Renato Portaluppi pela primeira vez como treinador. Entre 2018 e 2019 foi diretor de futebol.

PROPOSTAS

“Nossas propostas estão focadas primeiramente na profissionalização. A gente entende que não basta simplesmente pagar salário para dizer que tem um profissional e sim encontrar pessoas adequadas para seu postos de mercado, não pessoas ligadas a movimentos políticos ou conselheiros e que sejam comprometidos com o clube.”

“A gente visa fazer uma reestruturação dentro do Departamento de Futebol, com executivo de futebol de ponta, a criação de gerente de futebol, um auxiliar permanente e também quem sabe um coordenador técnico, junto com o treinador”, priorizou ele.

Essas medidas, segundo ele, são fundamentais para que haja um projeto do clube e não apenas de uma pessoa. Reformulação no departamento médico para ter a ciência ao lado dos jogadores em momentos de recuperação de lesão, sempre buscando a profissionalização da equipe em todos os aspectos.

CATEGORIAS DA BASE

Guerra fala sobre a importância das categorias de base para o clube:

“Eu acho a base fundamental para qualquer clube de futebol e com o Grêmio não é diferente. A gente tem que ter um olho bem clínico e investimento grande. Temos que entender também porque ela parou de fornecer jogadores e o aproveitamento passa muito pela comissão técnica”, ressaltou ele.

Em sua visão, além de habilidoso os jogadores tem o dever de comprometimento com o clube, mesmo que estes não sejam da base.

“A base é talvez o setor mais importante que a gente precisa estar sempre constantimente investindo e com olho bastante atento nela”.

KANNEMANN E DIEGO SOUZA

Kannemann e Diego Souza são dois dos atletas que estão com seus contratos finalizando no final do ano e o candidato Guerra falou sobre o futuro deles.

“São dois atletas muito identificados com o clube. Que deram títulos, comprometidos. A ideia é poder sim renovar com jogadores desse calibre, o que a gente tem que fazer é conversar com seus agentes e ver da possibilidade de contar com eles ano que vem ou não”, pontuou.

RENATO PORTALUPPI

Também sem contrato garantido, o técnico Renato Portaluppi é o favorito para permanecer no comando da equipe. A importância dele também foi ressaltada.

“A importância dele para o clube é enorme. Ele foi um dos nossos maiores jogadores, se não o maior e um dos nossos maiores técnicos. Toda vez que ele veio para o Grêmio, ele cumpriu mais do que a missão dada pra ele. Eu, quando trouxe ele em 2010, ele pegou um time na zona do rebaixamento e levou a Libertadores. Na segunda passagem com uma equipe extremamente limitada ele foi vice-campeão brasileiro em 2013. A terceira passagem nem se fala pelos títulos que conseguiu e a quarta a missão dele era subir, distencionar um grupo que estava nervoso. Ele conseguiu fazer isso”, explicou Guerra sobre a permanência de Renato em 2023.

INVESTIMENTOS NO ELENCO E QUESTÃO FINANCEIRA

“A questão financeira é preocupante sim. O Grêmio já fez um pedido de suplementação orçamentária na ordem dos R$ 50 milhões. Para quem falava em superávit, é o mesmo que estar em uma corrida, líder a prova quase toda e na hora da bandeirada, no final da gestão chegar em quase último lugar. A folha é bastante alta, tem muitos contratos a vencer, uma equipe que precisa reforçar muito, pois se mantiver ela, não se mantém na Série A do Campeonato Brasileiro”.

“A gente precisa qualificar em todos os setores, mais do meio para o ataque seria mais importante, mas ainda acima de tudo agente precisa qualificar todos os setores”, disse sobre a questão financeira e da contratação de atletas para o clube.

ARENA

Ainda vivendo com um impasse em relação a Arena, Alberto Guerra trata como prioridade, tendo em vista a indefinição que o estádio vive.

“A Arena tem que ser sempre a prioridade de um presidente do Grêmio, pois é a nossa casa. Esse é um imbróglio muito importante. Outro ponto importante é a administração da Arena. Neste ponto não estou convencido que seria interessante para o Grêmio a aquisição, acho que tem como solucionar com diálogo, de forma que haja uma melhor prestação de serviço. Concordo que o serviço é precário, nosso torcedor sofre, é precário para comprar no site mas isso tem a ver com esse pincelamento entre Grêmio e Arena e isso não cria uma relação com um sócio teu. Primeira coisa é sentar, conversar, visar a segurança que eles permanecerão na administração, para que a gente possa exigir que eles invistam na alteração, que seja uma experiência melhor ao torcedor do Grêmio.”

A questão do entorno na Arena, com a conclusão das obras e o estádio Olímpico que seria cedido para a construtora também são focos de Alberto Guerra.

PLEITO PRESIDENCIAL

A eleição do Grêmio para escolher presidente e vices ocorre amanhã (12), das 10h às 17h, na Arena e pela internet. Para ter direito a voto, o associado deverá ter 16 anos completos até a data da sua realização, pertencentes ao quadro social há mais de 02 (dois) anos, ininterruptamente, e em situação regular com o Grêmio nos 12 (doze) meses anteriores à realização da eleição, considerando a competência de outubro de 2022, quitadas até 09/11/2022.

ENTREVISTA PARA RÁDIO SERRANA 1070 AM

Ainda na manhã desta sexta-feira, Alberto Guerra deu uma entrevista para os repórteres Gunther Scholer e Mateus Resemini, da Rádio Serrana 1070 AM, esta que pode ser conferida abaixo: