Enoturismo em alta na Serra Gaúcha estimula novos projetos da Salton

0
112
Todo o processo, desde o recebimento dos frutos frescos, recém colhidos, passando pela fermentação, maturação, engarrafamento e armazenamento das bebidas pode ser acompanhado em visitas que ocorrem diariamente na vinícola (Foto: Divulgação)

Nas margens do Rio das Antas, onde o verde da Mata Atlântica preservada preenche as sinuosas subidas das montanhas e descidas do Vale, localiza-se o Distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, no coração da Serra Gaúcha. Charmosos vinhedos em pequenas propriedades familiares chamam a atenção em contraste à exuberância das matas que permeiam o caminho rumo à uma vinícola centenária.

Nesse cenário bucólico, em uma propriedade utilizada pela família como posto de recebimento de uva antigamente, a Salton ergueu uma unidade com tecnologia de ponta, permitindo altos padrões de qualidade e de desempenho produtivo na elaboração de vinhos, espumantes, sucos e chás. Todo o processo, desde o recebimento dos frutos frescos, recém colhidos, passando pela fermentação, maturação, engarrafamento e armazenamento das bebidas pode ser acompanhado em visitas que ocorrem diariamente na vinícola.

“Temos como meta receber aproximadamente 60 mil visitantes em 2018, com uma receita de R$ 3 milhões apenas com o enoturismo” explica Marcelo Lucchese, Diretor Administrativo Jr., responsável pelo Departamento de Turismo da Salton. “Oferecemos experiências únicas aqui na vinícola, e enxergamos ainda muito potencial tanto para atrair novos visitantes, quanto incentivar o retorno de quem já visitou a vinícola” completa Lucchese.

Na Loja de Vinhos, porta de entrada à empresa, um ambiente aconchegante foi preparado para oferecer muito conforto aos visitantes. Uma parede de pedra basalto, natural da região e preservada desde a construção serve de fundo às novas salas de degustação. Ali, ao final do tour, é possível apreciar rótulos selecionados da vinícola, com tranquilidade em meio ao bate papo descontraído com os guias. Os rótulos de edição limitada ganharam destaque na nova disposição do mobiliário que incentiva também os visitantes a conhecerem as novidades.

“Pensamos em cada etapa do atendimento, e por acreditar no potencial do turismo na região, estamos investindo para garantir que a visita a Salton seja uma experiência singular, que fique guardada na memória de cada visitante” afirma Maurício Salton, Diretor-presidente. “O relançamento da Loja de Vinhos conclui a primeira etapa do projeto de revitalização cujo objetivo, acompanhando o crescimento no número de visitantes na região, é receber o dobro de pessoas até 2023, explica Salton.

A recepção turística foi planejada ainda na concepção do projeto arquitetônico do prédio e, por isso, passarelas áreas sobre a área produtiva possibilitam o acompanhamento do processo de elaboração. O acesso às Caves das Bordalesas encanta os sentidos enquanto as barricas de carvalho onde descansam os vinhos mais longevos, liberam suaves aromas pelo ar. A 8 metros de profundidade, nas Caves Subterrâneas em forma de labirinto, repousam na penumbra, garrafas de safras que ainda não foram lançadas.

As portas da Salton estão abertas a todos que quiserem conhecer a vinícola e apreciar seus rótulos, mesmo os mais exclusivos, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, nos sábados, das 10h às 16h, nos domingos e feriados das 11h às 16h. Informações no fone: (54) 2105-1061.

Clique na imagem para ampliar:

LEAVE A REPLY

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.