Educação

Sisu divulga as primeiras notas de corte na disputa

A primeira nota de corte parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foi disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC). A nota de corte deve ser utilizada pelos candidatos apenas como uma referência da situação em que se encontram para a vaga selecionada, não sendo uma garantia de seleção. Com base nela, o estudante pode alterar as opções de curso no decorrer do período de inscrição, mas só será considerado o último registro feito no sistema, até as 23h59 do dia 21 de janeiro.

Na concorrência por vaga pública no país, as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes da seleção podem adotar pesos variados, por tipo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), permitindo pontuações diferentes, conforme os parâmetros adotados por universidades e institutos federais.

Nesta edição do Sisu, o sistema atualizará, das 0h às 8h, as notas de corte para os cursos disponíveis. Esse procedimento sempre ocorreu, mas, neste ano, como foi aprimorado, o período de cruzamento de dados é mais longo.

Seleção

Para participar do Sisu, o candidato deve, além de preencher o questionário de perfil socioeconômico, selecionar a 1ª e a 2ª opção de cursos para os quais quer concorrer. Quem participou do Enem 2024 tem até terça-feira (21) para se inscrever no Sistema. Assim, poderá concorrer a uma das vagas ofertadas em cursos de graduação de 124 IES brasileiras.

A seleção é feita com base na média das notas obtidas nas cinco provas do Enem, respeitando o limite de vagas disponíveis em cada curso e a modalidade de concorrência. É considerada a ordem das duas opções de curso, conforme indicadas na inscrição pelos candidatos; além do perfil socioeconômico, de acordo com as exigências da Lei de Cotas.

Podem participar da concorrência de vagas através do Sisu todos os estudantes que realizaram o Enem 2024, obtiveram nota na prova de Redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro (que não concluiu o Ensino Médio e fez o exame como treino, como uma autoavaliação).

Cronograma

As inscrições à seleção são gratuitas e acontecem entre os dias 17 e 21 de janeiro, na página do Sisu, no Portal Acesso Único, utilizando o login e a senha do Gov.br. O resultado da disputa por vagas sairá no dia 26 de janeiro. E a matrícula dos selecionados ocorrerá de 27 a 31 de janeiro.

Redação Leouve

Recent Posts

Sepultamentos de segunda (28) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

9 minutos ago

Viva com Saúde – 29/04/2025 – Odontologia Moderna

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Odontologia Moderna. De dentes arrancados…

9 minutos ago

Cozinha Viva: Dadinhos de tapioca

Dadinhos de tapioca crocantes e dourados, fáceis de fazer, perfeitos para petiscos, acompanhados de molho…

9 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 29 de abril

Hoje é o Dia Internacional da DançaA santa do dia é santa catarina de sena.…

39 minutos ago

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

6 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

7 horas ago

This website uses cookies.