Educação

Profissionais da educação infantil protestam por melhores condições de trabalho em Caxias do Sul

Os profissionais das 50 escolas de Educação Infantil da Gestão Compartilhada de Caxias do Sul paralisaram as atividades nesta segunda-feira (5). Centenas de profissionais protestaram em frente a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

O grupo relata que o ato é um reflexo das condições precárias de trabalho enfrentadas há anos pela categoria. Falta de profissionais, materiais pedagógicos e produtos de limpeza são algumas das pautas. Ventilação adequada, estufas para o frio rigoroso e cadeiras apropriadas para o trabalho administrativo também fazem parte da reinvindicação. Além disso, eles cobram equidade com os servidores concursados do Município.

Foto: Diego Pereira/Grupo RSCOM
Foto: Diego Pereira/Grupo RSCOM
Foto: Diego Pereira/Grupo RSCOM
Foto: Diego Pereira/Grupo RSCOM

Insatisfação

A diretora do Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional (Senalba/Caxias do Sul), Débora Leite, relata uma série de dificuldades enfrentadas pela categoria, o que acaba precarizando o serviço realizado. Dentre os entraves está a falta de professoras na rede e o consequente adoecimento de profissionais por acúmulo de trabalho, bem como a falta de infraestrutura:

“No verão não tinha ventilador para as crianças. Agora no inverno, se a gente liga as estufas, acaba caindo a energia dentro da escola. É uma série de problemas que vem se acumulando entre as educadores e funcionárias”, afirma.

A professora Sheila Morrudo, que há anos atua em uma escola de educação infantil no bairro Diamantino, relatou diversos descontentamentos. Segundo ela, os principais problemas enfrentados são a falta de profissionais, o acúmulo de crianças por turma, alimentação inadequada e falhas no planejamento.

“A gente leva muita coisa pra casa, porque não pode deixar as crianças desassistidas na escola. Existe uma fiscalização, mas só para cobrança”, desabafou.

Além disso, a educadora destacou que os protestos da categoria não se limitam à questão salarial, mas envolvem também a precariedade da infraestrutura, o atendimento às famílias e a falta de suporte tanto das instituições conveniadas quanto da SMED.

Por fim, o presidente do Senalba/Caxias do Sul, Claiton Melo, relata que o índice inflacionário ofertado aos trabalhadores, é abaixo quando comparado com o recebido pelos servidores concursados quando analisados os últimos anos. Ele avaliou o protesto como satisfatório, apesar de, segundo ele, muitos profissionais da educação foram pressionados e tiveram receio de participar do ato.

“A gente quer pedir desculpas às famílias, mas esse ato drástico foi necessário, porque a educação infantil não está no centro das atenções”, ressaltou.

Melo não descarta a necessidade de realizar novas paralisações, mas acredita que a mobilização desta manhã tenha chamado a atenção do poder público para o problema.

O grupo permaneceu no local até as 11h e depois seguiu para a Praça Dante Alighieri, onde um almoço será servido aos participantes.

Imagens: Diego Pereira/Grupo RSCOM
Diego Pereira and Marina Tusset

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Duas mulheres são presas com 89 kg de maconha na BR-470, em Bento Gonçalves

A droga estava escondida no porta-malas de um carro com placas de Porto Alegre; as…

9 minutos ago

Acusado de incendiar casa da ex-companheira em Farroupilha é preso em Porto Alegre

Indivíduo, de 44 anos, cometeu o crime na madrugada do dia 13 de abril

34 minutos ago

Morre segunda vítima de grave acidente na BR-470, em Nova Prata

Homem de 53 anos morreu no hospital; Colisão frontal também causou a morte de uma…

1 hora ago

Preso em Novo Hamburgo por planejar ataque em show no RJ é solto após pagar fiança

Conforme o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), o pagamento foi arbitrado…

2 horas ago

Laudo técnico aponta falhas construtivas e isenta moradores de sobrados interditados em Caxias do Sul

O relatório isenta os moradores, indicando que intervenções como o fechamento de sacadas não influenciaram…

2 horas ago

Planta-zebra: folhas com listras elegantes e cresce até em banheiros com pouca luz

Em meio à infinidade de plantas ornamentais que conquistam os apaixonados por verde, a planta-zebra…

2 horas ago

This website uses cookies.