Educação

Empresários apontam cursos prioritários para campus da UFRGS em Caxias do Sul

A possível instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Caxias do Sul, uma demanda existente desde a década de 70, demandou duas horas de reunião entre lideranças empresariais e a reitora Marcia Barbosa, na noite dessa quarta-feira (26), conduzida pelo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Celestino Oscar Loro.

Durante a reunião, os empresários reforçaram o papel da UFRGS na geração do conhecimento e apresentaram sugestões de cursos que atendam às principais demandas do mercado de trabalho da Região, especialmente em áreas consideradas estratégicas para o crescimento econômico no atual contexto local. As engenharias, em suas diferentes habilitações, foram apontadas como uma das formações prioritárias.

Loro enfatizou que a implementação do campus da UFRGS terá impacto direto na qualificação da força de trabalho regional e contribuirá para o desenvolvimento econômico e social de toda a Serra Gaúcha.

“Caxias do Sul é um polo industrial, comercial e de serviços fundamental para o Rio Grande do Sul, com uma economia dinâmica e fortemente inserida no mercado externo. Ter uma extensão da UFRGS na cidade seria um avanço significativo para suprir a demanda por profissionais altamente qualificados”, afirmou o presidente da CIC Caxias.

O dirigente ainda pontuou a necessidade de a instituição apresentar flexibilidade de horários, para se adequar ao perfil socioeconômico da Região.

Acompanhada dos professores Fabian Domingues e Liane Loder, membros da comissão encarregada de definir os cursos que serão oferecidos na instituição, e da deputada federal Denise Pessôa, a reitora Marcia Barbosa fez uma apresentação sobre a UFRGS e um histórico das negociações para a instalação do campus em Caxias do Sul, incluindo a visita ao Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que deverá ser adquirido para sediar a nova instituição.

A comissão também já se reuniu com as secretarias estadual e municipal de Educação, com a Reitoria da UCS e participou de audiência pública na Câmara de Vereadores. “Agora vim escutar o mercado”, afirmou Marcia, salientando que a ideia é compreender as necessidades locais e avaliar a viabilidade de uma extensão que atenda a essas demandas. Ainda de acordo com a reitora, a estratégia de instalação do campus Serra Gaúcha passa pela oferta de cursos, inicialmente seis, que atendam aos estudantes, ao mercado e ao setor público.

Diego Pereira

Recent Posts

Gabriel Dupont representa Bento Gonçalves na Maratona de Boston, nos Estados Unidos

Morador do bairro São Bento percorreu os 42 quilômetros de uma das mais tradicionais maratonas…

19 minutos ago

Homem acusado por tráfico de drogas é preso em Caxias do Sul

Suspeito foi abordado, no início da tarde desta terça-feira (22), no bairro Santa Catarina

26 minutos ago

Após caso confirmado de dengue, fumacê será realizado em Farroupilha

Ação, que ocorre nesta quarta (23) no bairro Monte Verde, visa eliminar os possíveis mosquitos…

1 hora ago

Inscrições para curso gratuito de robótica encerram na quinta-feira (22) em Caxias do Sul

O curso oferecido pela Escola do Amanhã é de Robótica e Protótipos Mecatrônicos, com duração…

2 horas ago

Câmara aprova aumento para médicos e novos cargos na administração de Bento Gonçalves

Reajuste eleva salário de clínicos gerais; revisão geral dos servidores está em pauta. Foi aprovada…

2 horas ago

Vídeo: incêndio destrói pavilhão de empresa no bairro São José, em Caxias do Sul

Não houve feridos. Incêndio teria iniciado por conta de um curto-circuito em uma cabine de…

3 horas ago

This website uses cookies.