
Estudantes da Serra Gaúcha brilharam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os colégios Madre Imilda, de Caxias do Sul, e Carlos Fetter, de Farroupilha, garantiram medalhas de ouro, prata e bronze na edição 2025 da competição, que envolveu mais de 1,5 milhão de alunos em todo o Brasil.
O Colégio Madre Imilda teve três alunos premiados: Laura Dalla Vecchia Pedroni (ouro), Murilo Petrasse Betiol (prata) e Pedro Eduardo Cuba (prata). Eles fazem parte do Clube de Astronomia, iniciativa criada em 2024, que reforça o ensino científico por meio de encontros semanais e atividades práticas. Com o resultado, os estudantes foram convidados para as seletivas da Olimpíada Internacional de Astronomia e da Olimpíada Latino-Americana.
A escola contou com 23 participantes na OBA, todos membros do clube, que também já conquistou medalhas na Olimpíada Nacional de Astronomia Digital (ONAD). Os alunos são preparados com oficinas, aulas e sessões no planetário fixo, instalado no colégio em 2023. A estrutura é a primeira do tipo no Rio Grande do Sul e a terceira no Brasil, reconhecida pela Associação Brasileira de Planetários.
Projetos inovadores do Madre Imilda
Além dos resultados, o Madre Imilda ampliou os projetos com o podcast AstroMadre, criado pelos alunos, e uma apresentação especial para pais dos alunos do 1º ano, com experiências práticas e reflexões sobre o despertar da curiosidade científica desde a infância.

Em Farroupilha, a Escola Estadual Carlos Fetter também conquistou destaque. No Nível 1 da etapa escolar, os alunos Théo Pedro Gross (ouro), Antonella Lemos (prata) e Miguel Comin Rosanelli (bronze) foram premiados. Já no Nível 2, os medalhistas foram Lívia Mila Bertollo (ouro), Vitor Gasperin (prata) e Lucas Antunes (bronze). Na etapa nacional, Théo Pedro Gross recebeu medalha de ouro e Lívia Bertollo, bronze. Outros estudantes foram reconhecidos com menções honrosas.

O Impacto da OBA
A OBA é promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira. A competição busca despertar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, por meio de desafios teóricos e práticos que estimulam o pensamento crítico e investigativo.