Foto: Tayná Schultz/ Arquivo Governo RS
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul publicou uma portaria, no início do mês, que permitirá, a partir do ano letivo de 2025, que estudantes da rede estadual avancem de ano mesmo se reprovarem em até quatro matérias.
A medida prevê a progressão parcial, ferramenta que oferece estudos complementares no ano seguinte para as disciplinas nas quais o aluno não alcançar a média mínima de 6. A regra permite reprovação em no máximo duas áreas de conhecimento e dois componentes curriculares por área. Por exemplo, um aluno que não atingir a média em Física, Química, Língua Portuguesa e Literatura poderá avançar de série. Porém, se a reprovação for em três disciplinas da mesma área, como Língua Portuguesa, Literatura e Inglês, ele será reprovado.
A progressão parcial é baseada em parecer do Conselho Estadual de Educação de 2015, que aponta a medida como forma de reduzir reprovações e o abandono escolar. Dados do INEP indicam que 62,3% das reprovações no Ensino Médio gaúcho ocorrem por dificuldades em até três disciplinas.
Art. 7º Aos estudantes que não alcançarem a média prevista para ano/série ao final do ano letivo em no máximo duas áreas de conhecimento e, em até dois componentes curriculares por área, será ofertada a Progressão Parcial, conforme o Parecer Ceed nº 545/2015 – fl. 24, no ano seguinte.
I – A Progressão Parcial será oferecida, preferencialmente, ao longo do Primeiro Trimestre do ano letivo seguinte, para os estudantes, conforme caput do artigo 7º.
II – Para fins de Progressão Parcial no Ensino Fundamental não serão considerados os componentes que fazem parte do Aprofundamento Curricular.
III – Para fins de Progressão Parcial no Ensino Médio não serão considerados os componentes da Parte Diversificada.
IV – A Progressão Parcial não se aplica as modalidades semestrais.
Parágrafo Único: O registro do atendimento aos estudantes que se encontrarem na Progressão Parcial deverá ocorrer em formulário próprio e com registro em Ata com assinatura dos responsáveis, quando o estudante for menor de idade.
No início da madrugada, homem de 32 anos foi preso por porte ilegal de arma…
Foram localizadas 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois tijolos de maconha, além…
Os dois caminhoneiros, feridos, foram levados ao hospital de Antônio Prado. Não tem previsão para…
Foram apreendidas, ainda, 22 munições e uma pistola de pressão em ação no bairro Cruzeiro
Acidente envolveu uma VW/Saveiro e um caminhão. Vitima ainda não foi identificada.
O condutor da moto, de 20 anos, não sofreu ferimentos aparentes, mas apresentava sinais visíveis…
This website uses cookies.